02385nam a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000320006024501360009226000170022830000110024550000650025652015310032165000160185265000110186865000140187965000120189365000150190565000150192065000160193565000180195165000150196965300110198465300180199565300130201365300200202665300160204665300090206210947202008-07-22 1987 bl uuuu m 00u1 u #d1 aTEIXEIRA, R. F. F. T. de P. aO produtor rural e os meios de comunicação na difusão de inovaçõesblevantamento da realidade em Marilândia, Espírito Santo. a1987 .c1987 a180 p. aDissertação (Mestrado)- IMES, São Bernardo do Campo- SP. aEstudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis para a formacao dos grupos... aagriculture aBrazil adiffusion afarmers atechnology aAgricultor aAgricultura aComunicação aTecnologia aBrasil aCommunication aDifusão aEspírito Santo aMarilândia aMeio