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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
04/06/1997 |
Data da última atualização: |
22/07/2008 |
Autoria: |
TEIXEIRA, R. F. F. T. de P. |
Afiliação: |
EMCAPA. |
Título: |
O produtor rural e os meios de comunicação na difusão de inovações: levantamento da realidade em Marilândia, Espírito Santo. |
Ano de publicação: |
1987 |
Fonte/Imprenta: |
1987 . |
Páginas: |
180 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado)- IMES, São Bernardo do Campo- SP. |
Conteúdo: |
Estudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis para a formacao dos grupos... MenosEstudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis pa... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Communication; Difusão; Espírito Santo; Marilândia; Meio. |
Thesagro: |
Agricultor; Agricultura; Comunicação; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
agriculture; Brazil; diffusion; farmers; technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
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Registros recuperados : 5 | |
2. | | HAMMES, V. S.; CALEGARIO, F. F.; TEIXEIRA, R. F.; ARZABE, C. Macroeducação: metodologia para a educação e o desenvolvimento sustentável: educação ambiental, geração de renda, produção sustentável e tecnologia social. In: CHAVES, A. M.; CAMPOS, A. L. T. (Org.). Boas práticas em educação ambiental na agricultura familiar: exemplos de ações educativas e práticas sustentáveis no campo brasileiro. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2012. p. 197-205.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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5. | | CALEGARIO, F. F.; TEIXEIRA, R. F. F.; HAMMES, V. S.; ANDRIGUETO, J. R.; MANZATTO, C. V. Uma escola que começa pelo fim potencializando a transferência de tecnologia na produção integrada. In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Resumos... Brasília: Embrapa, 2010. 1 CD-ROM. Poster 035.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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Registros recuperados : 5 | |
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