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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
24/07/2003 |
Data da última atualização: |
28/02/2019 |
Autoria: |
SOUZA, T. de; ARAÚJO, M. V. P. de; BIANCH NETO, D. J. |
Título: |
Produtos genéricos: análise de sua aceitação no mercado da cidade de Natal. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 34, n. 1, p. 179-196, jan./mar. 2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente estudo tem como foco analisar a aceitação dos medicamentos genéricos em dois segmentos: balconistas/gerentes de drogarias ou farmácias e o consumidor final, na cidade do Natal. Essa preocupação surgiu a partir de evidências de que os medicamentos de marca, ou seja, éticos estão perdendo sua fatia de mercado para os genéricos, o que se confirmou, pois os resultados demonstraram que a aceitação dos genéricos tem como base três fatores: qualidade, preço e eficiência. O preço foi destacado como a principal causa da demanda por esse produto, em virtude de os preços dos produtos de marca ou ético terem sido elevados nos últimos anos. As fontes de informação utilizadas foram entrevistas realizadas com 60 balconistas/gerentes e 250 consumidores finais, aos quais foi indagado sobre como obtiveram informações acerca dos genéricos. Esses últimos informaram que os meios pelos quais tiveram mais acesso foram: TV e Rádio, resultado das campanhas desenvolvidas pelo Governo Federal, cujo objetivo foi conscientizar a população dos benefícios desses medicamentos. A pesquisa identificou uma tendência de crescimento do mercado desse medicamento em nível de região de forma semelhante a indicativos de pesquisa realizada em nível nacional. |
Palavras-Chave: |
Comportamento do consumidor; Medicamento genérico; Natal; Percepção do consumidor; Remédio. |
Thesagro: |
Consumidor; Mercado. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
Marc: |
LEADER 01960naa a2200229 a 4500 001 1133275 005 2019-02-28 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, T. de 245 $aProdutos genéricos$banálise de sua aceitação no mercado da cidade de Natal. 260 $c2003 520 $aO presente estudo tem como foco analisar a aceitação dos medicamentos genéricos em dois segmentos: balconistas/gerentes de drogarias ou farmácias e o consumidor final, na cidade do Natal. Essa preocupação surgiu a partir de evidências de que os medicamentos de marca, ou seja, éticos estão perdendo sua fatia de mercado para os genéricos, o que se confirmou, pois os resultados demonstraram que a aceitação dos genéricos tem como base três fatores: qualidade, preço e eficiência. O preço foi destacado como a principal causa da demanda por esse produto, em virtude de os preços dos produtos de marca ou ético terem sido elevados nos últimos anos. As fontes de informação utilizadas foram entrevistas realizadas com 60 balconistas/gerentes e 250 consumidores finais, aos quais foi indagado sobre como obtiveram informações acerca dos genéricos. Esses últimos informaram que os meios pelos quais tiveram mais acesso foram: TV e Rádio, resultado das campanhas desenvolvidas pelo Governo Federal, cujo objetivo foi conscientizar a população dos benefícios desses medicamentos. A pesquisa identificou uma tendência de crescimento do mercado desse medicamento em nível de região de forma semelhante a indicativos de pesquisa realizada em nível nacional. 650 $aConsumidor 650 $aMercado 653 $aComportamento do consumidor 653 $aMedicamento genérico 653 $aNatal 653 $aPercepção do consumidor 653 $aRemédio 700 1 $aARAÚJO, M. V. P. de 700 1 $aBIANCH NETO, D. J. 773 $tRevista Econômica do Nordeste, Fortaleza$gv. 34, n. 1, p. 179-196, jan./mar. 2003.
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
21/01/2014 |
Data da última atualização: |
30/01/2014 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
VIDAL, Á. M.; SOUZA, A. da S.; MENEZES, M. C.; SILVEIRA, D. M. de S.; SANTOS, E. B. |
Afiliação: |
ÁDILA MELO VIDAL, UFRB; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; MARIANA CONCEIÇÃO MENEZES, UFRB; DEYSE MARIA DE SOUZA SILVEIRA, UFRB; EMANUELA BARBOSA SANTOS, UFRB. |
Título: |
Micropropagação da mandioca (Manihot esculenta Crantz) em meio suplementado com um fertilizante solúvel. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes raízes tuberosas cultivadas no Brasil. Com uma produção em torno de 23,4 milhões de toneladas (FAO, 2012), encontra-se em segundo lugar no ranking mundial. Um dos fatores limitantes para a cultura, no entanto, é a produção de material de plantio sadio e em números elevados (SOUZA et al., 2008). Por ser uma espécie de propagação vegetativa, a constante multiplicação e a infestação por doenças que são transmitidas para as gerações futuras contribuem para o envelhecimento fisiológico do material de plantio, resultando em baixa produtividade das variedades (SILVA et al., 2002). Desta forma, é fundamental a utilização de material propagativo de alta qualidade genética e fitossanitária que promovam a melhoria da cadeia produtiva da cultura. Neste contexto, a micropropagação vem sendo utilizada em um grande número de espécies de importância econômica, uma vez que é considerada a técnica que tem apresentado maiores aplicações entre todos os procedimentos que compõem a cultura de tecidos vegetais (SOUZA et al., 2009). Entretanto, um dos fatores limitantes no sucesso desta técnica é o fato de que para cada espécie há a necessidade de otimização das condições de cultivo. Normalmente, as modificações são feitas nos componentes do meio de cultura como sacarose, vitaminas, fitorreguladores e sais minerais. Além da necessidade de adequar os componentes para cada genótipo, essas modificações visam também a promoção do crescimento dos tecidos (LONDE et al., 2012), bem como a redução dos custos da micropropagação (SANTANA et al., 2009). Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um fertilizante solúvel na micropropagação da mandioca. MenosA mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes raízes tuberosas cultivadas no Brasil. Com uma produção em torno de 23,4 milhões de toneladas (FAO, 2012), encontra-se em segundo lugar no ranking mundial. Um dos fatores limitantes para a cultura, no entanto, é a produção de material de plantio sadio e em números elevados (SOUZA et al., 2008). Por ser uma espécie de propagação vegetativa, a constante multiplicação e a infestação por doenças que são transmitidas para as gerações futuras contribuem para o envelhecimento fisiológico do material de plantio, resultando em baixa produtividade das variedades (SILVA et al., 2002). Desta forma, é fundamental a utilização de material propagativo de alta qualidade genética e fitossanitária que promovam a melhoria da cadeia produtiva da cultura. Neste contexto, a micropropagação vem sendo utilizada em um grande número de espécies de importância econômica, uma vez que é considerada a técnica que tem apresentado maiores aplicações entre todos os procedimentos que compõem a cultura de tecidos vegetais (SOUZA et al., 2009). Entretanto, um dos fatores limitantes no sucesso desta técnica é o fato de que para cada espécie há a necessidade de otimização das condições de cultivo. Normalmente, as modificações são feitas nos componentes do meio de cultura como sacarose, vitaminas, fitorreguladores e sais minerais. Além da necessidade de adequar os componentes para cada genótipo, essas modificações visam também a promoção do crescime... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Mnadioca. |
Thesagro: |
Fertilizante; Reprodução vegetal. |
Thesaurus NAL: |
Cassava; Fertilizers; Plant propagation. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95634/1/MICROPROPAGACAO-DA-MANDIOCA-084-melhoram-21611-ANTONIO-SOUZA.pdf
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Marc: |
LEADER 02588nam a2200229 a 4500 001 1976968 005 2014-01-30 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aVIDAL, Á. M. 245 $aMicropropagação da mandioca (Manihot esculenta Crantz) em meio suplementado com um fertilizante solúvel. 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.$c2013 520 $aA mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma das mais importantes raízes tuberosas cultivadas no Brasil. Com uma produção em torno de 23,4 milhões de toneladas (FAO, 2012), encontra-se em segundo lugar no ranking mundial. Um dos fatores limitantes para a cultura, no entanto, é a produção de material de plantio sadio e em números elevados (SOUZA et al., 2008). Por ser uma espécie de propagação vegetativa, a constante multiplicação e a infestação por doenças que são transmitidas para as gerações futuras contribuem para o envelhecimento fisiológico do material de plantio, resultando em baixa produtividade das variedades (SILVA et al., 2002). Desta forma, é fundamental a utilização de material propagativo de alta qualidade genética e fitossanitária que promovam a melhoria da cadeia produtiva da cultura. Neste contexto, a micropropagação vem sendo utilizada em um grande número de espécies de importância econômica, uma vez que é considerada a técnica que tem apresentado maiores aplicações entre todos os procedimentos que compõem a cultura de tecidos vegetais (SOUZA et al., 2009). Entretanto, um dos fatores limitantes no sucesso desta técnica é o fato de que para cada espécie há a necessidade de otimização das condições de cultivo. Normalmente, as modificações são feitas nos componentes do meio de cultura como sacarose, vitaminas, fitorreguladores e sais minerais. Além da necessidade de adequar os componentes para cada genótipo, essas modificações visam também a promoção do crescimento dos tecidos (LONDE et al., 2012), bem como a redução dos custos da micropropagação (SANTANA et al., 2009). Desta forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de um fertilizante solúvel na micropropagação da mandioca. 650 $aCassava 650 $aFertilizers 650 $aPlant propagation 650 $aFertilizante 650 $aReprodução vegetal 653 $aMnadioca 700 1 $aSOUZA, A. da S. 700 1 $aMENEZES, M. C. 700 1 $aSILVEIRA, D. M. de S. 700 1 $aSANTOS, E. B.
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Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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