01960naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024500840007726000090016152012860017065000150145665000120147165300320148365300260151565300100154165300300155165300130158170000250159470000230161977300880164211332752019-02-28 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, T. de aProdutos genéricosbanálise de sua aceitação no mercado da cidade de Natal. c2003 aO presente estudo tem como foco analisar a aceitação dos medicamentos genéricos em dois segmentos: balconistas/gerentes de drogarias ou farmácias e o consumidor final, na cidade do Natal. Essa preocupação surgiu a partir de evidências de que os medicamentos de marca, ou seja, éticos estão perdendo sua fatia de mercado para os genéricos, o que se confirmou, pois os resultados demonstraram que a aceitação dos genéricos tem como base três fatores: qualidade, preço e eficiência. O preço foi destacado como a principal causa da demanda por esse produto, em virtude de os preços dos produtos de marca ou ético terem sido elevados nos últimos anos. As fontes de informação utilizadas foram entrevistas realizadas com 60 balconistas/gerentes e 250 consumidores finais, aos quais foi indagado sobre como obtiveram informações acerca dos genéricos. Esses últimos informaram que os meios pelos quais tiveram mais acesso foram: TV e Rádio, resultado das campanhas desenvolvidas pelo Governo Federal, cujo objetivo foi conscientizar a população dos benefícios desses medicamentos. A pesquisa identificou uma tendência de crescimento do mercado desse medicamento em nível de região de forma semelhante a indicativos de pesquisa realizada em nível nacional. aConsumidor aMercado aComportamento do consumidor aMedicamento genérico aNatal aPercepção do consumidor aRemédio1 aARAÚJO, M. V. P. de1 aBIANCH NETO, D. J. tRevista Econômica do Nordeste, Fortalezagv. 34, n. 1, p. 179-196, jan./mar. 2003.