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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
14/07/2022 |
Data da última atualização: |
14/07/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, C. J. de D.; SILVA, C. H. O.; MINIM, V. P. R.; REGAZZI, A. J.; DELIZA, R.; SUDA, I. R. |
Afiliação: |
JOÃO DE DEUS SOUZA CARNEIRO, Universidade Federal de Viçosa; CARLOS HENRIQUE OSÓRIO SILVA, Universidade Federal de Viçosa; VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM, Universidade Federal de Viçosa; ADAIR JOSÉ REGAZZI, Universidade Federal de Viçosa; ROSIRES DELIZA, CTAA; IVY RYUKO SUDA, Universidade Federal de Viçosa. |
Título: |
Princípios básicos da Conjoint analysis em estudos de consumidor. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 37, p. 107-114, dez. 2003. Supl. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Conjoint analysis (CA) é uma metodologia utilizada para se estudar o efeito conjunto de duas ou mais variáveis independentes sobre uma variável dependente. Quase sempre a variável dependente é do tipo subjetiva, pois mede a opinião do consumidor a respeito dos produtos ou serviços avaliados. A técnica CA permite estimar a importância relativa de cada fator que compõe o produto ou serviço, bem como avaliar a participação de novos produtos ou serviços no mercado. A utilização desta técnica requer um planejamento experimental adequado e envolve princípios de delineamentos experimentais. Esta técnica é proveniente do campo da psicologia matemática e da psicometria e vem sendo utilizada para avaliar a importância dos atributos de produtos e serviços nos processos de escolha, compra e aceitação dos consumidores. Estas informações são muito úteis para a definição de mudanças e adequações de produtos e serviços, assim como no processo de desenvolvimento de novos produtos para diferentes públicos alvo. Embora não seja uma técnica muito recente, somente nos últimos anos começou a ser utilizada no Brasil. Assim, são necessárias mais pesquisas para estudar suas aplicações, interpretação dos resultados e princípios estatísticos. Este artigo apresenta uma revisão sobre conjoint analysis bem como explica de forma simples e objetiva um método estatístico empregado com ênfase na estimação e interpretação dos resultados. |
Palavras-Chave: |
Conjoint analysis; Consumer; Preference; Preferência. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Thesaurus Nal: |
Food technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 02241naa a2200253 a 4500 001 2144726 005 2022-07-14 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, C. J. de D. 245 $aPrincípios básicos da Conjoint analysis em estudos de consumidor.$h[electronic resource] 260 $c2003 520 $aConjoint analysis (CA) é uma metodologia utilizada para se estudar o efeito conjunto de duas ou mais variáveis independentes sobre uma variável dependente. Quase sempre a variável dependente é do tipo subjetiva, pois mede a opinião do consumidor a respeito dos produtos ou serviços avaliados. A técnica CA permite estimar a importância relativa de cada fator que compõe o produto ou serviço, bem como avaliar a participação de novos produtos ou serviços no mercado. A utilização desta técnica requer um planejamento experimental adequado e envolve princípios de delineamentos experimentais. Esta técnica é proveniente do campo da psicologia matemática e da psicometria e vem sendo utilizada para avaliar a importância dos atributos de produtos e serviços nos processos de escolha, compra e aceitação dos consumidores. Estas informações são muito úteis para a definição de mudanças e adequações de produtos e serviços, assim como no processo de desenvolvimento de novos produtos para diferentes públicos alvo. Embora não seja uma técnica muito recente, somente nos últimos anos começou a ser utilizada no Brasil. Assim, são necessárias mais pesquisas para estudar suas aplicações, interpretação dos resultados e princípios estatísticos. Este artigo apresenta uma revisão sobre conjoint analysis bem como explica de forma simples e objetiva um método estatístico empregado com ênfase na estimação e interpretação dos resultados. 650 $aFood technology 650 $aConsumidor 653 $aConjoint analysis 653 $aConsumer 653 $aPreference 653 $aPreferência 700 1 $aSILVA, C. H. O. 700 1 $aMINIM, V. P. R. 700 1 $aREGAZZI, A. J. 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aSUDA, I. R. 773 $tBoletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas$gv. 37, p. 107-114, dez. 2003. Supl.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registro |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
04/02/2013 |
Data da última atualização: |
22/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
VENÂNCIO, E. M.; CRUZ, A. G.; CADENA, R. S.; ESMERINO, E. A.; FARIA, J. A. F.; POLLONIO, M. A. R.; BOLINI, H. M. A.; DELIZA, R. |
Afiliação: |
E. M. VENÂNCIO, UNICAMP; A. G. CRUZ, UNICAMP; R. S. CADENA, UNICAMP; E. A. ESMERINO, UNICAMP; J. A. F. FARIA, UNICAMP; M. A. R. POLLONIO, UNICAMP; H. M. A. BOLINI, UNICAMP; ROSIRES DELIZA, CTAA. |
Título: |
Sodium reduction in probiotic cream cheese: and the sensory acceptance. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: EUROPEAN CONFERENCE ON SENSORY AND CONSUMER RESEARCH, 5., 2012, Bern. A sense of inspiration: conference abstracts. [S.l.]: Elsevier, 2012. |
Idioma: |
Inglês |
Palavras-Chave: |
Aceitação sensorial; Redução de sódio. |
Thesaurus NAL: |
cream cheese. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 00744naa a2200229 a 4500 001 1948302 005 2016-03-22 008 2012 bl --- 0-- u #d 100 1 $aVENÂNCIO, E. M. 245 $aSodium reduction in probiotic cream cheese$band the sensory acceptance. 260 $c2012 650 $acream cheese 653 $aAceitação sensorial 653 $aRedução de sódio 700 1 $aCRUZ, A. G. 700 1 $aCADENA, R. S. 700 1 $aESMERINO, E. A. 700 1 $aFARIA, J. A. F. 700 1 $aPOLLONIO, M. A. R. 700 1 $aBOLINI, H. M. A. 700 1 $aDELIZA, R. 773 $tIn: EUROPEAN CONFERENCE ON SENSORY AND CONSUMER RESEARCH, 5., 2012, Bern. A sense of inspiration: conference abstracts. [S.l.]: Elsevier, 2012.
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