02241naa a2200253 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500950008326000090017852014870018765000200167465000150169465300220170965300130173165300150174465300170175970000200177670000200179670000190181670000150183570000160185077301210186621447262022-07-14 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, C. J. de D. aPrincípios básicos da Conjoint analysis em estudos de consumidor.h[electronic resource] c2003 aConjoint analysis (CA) é uma metodologia utilizada para se estudar o efeito conjunto de duas ou mais variáveis independentes sobre uma variável dependente. Quase sempre a variável dependente é do tipo subjetiva, pois mede a opinião do consumidor a respeito dos produtos ou serviços avaliados. A técnica CA permite estimar a importância relativa de cada fator que compõe o produto ou serviço, bem como avaliar a participação de novos produtos ou serviços no mercado. A utilização desta técnica requer um planejamento experimental adequado e envolve princípios de delineamentos experimentais. Esta técnica é proveniente do campo da psicologia matemática e da psicometria e vem sendo utilizada para avaliar a importância dos atributos de produtos e serviços nos processos de escolha, compra e aceitação dos consumidores. Estas informações são muito úteis para a definição de mudanças e adequações de produtos e serviços, assim como no processo de desenvolvimento de novos produtos para diferentes públicos alvo. Embora não seja uma técnica muito recente, somente nos últimos anos começou a ser utilizada no Brasil. Assim, são necessárias mais pesquisas para estudar suas aplicações, interpretação dos resultados e princípios estatísticos. Este artigo apresenta uma revisão sobre conjoint analysis bem como explica de forma simples e objetiva um método estatístico empregado com ênfase na estimação e interpretação dos resultados. aFood technology aConsumidor aConjoint analysis aConsumer aPreference aPreferência1 aSILVA, C. H. O.1 aMINIM, V. P. R.1 aREGAZZI, A. J.1 aDELIZA, R.1 aSUDA, I. R. tBoletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinasgv. 37, p. 107-114, dez. 2003. Supl.