|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
05/06/2013 |
Data da última atualização: |
14/10/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
FERREIRA, P. R.; AMODEO, N. B. P.; SOUSA, D. N. de. |
Afiliação: |
PALLOMA ROSA FERREIRA, UFV; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA. |
Título: |
Os públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 67-90, jan./abr. 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase. |
Palavras-Chave: |
Minas Gerais. |
Thesagro: |
Cooperativismo; Educação cooperativa. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/83996/1/rgestao.pdf
|
Marc: |
LEADER 01723naa a2200181 a 4500 001 1959364 005 2013-10-14 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERREIRA, P. R. 245 $aOs públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias.$h[electronic resource] 260 $c2013 520 $aEste estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase. 650 $aCooperativismo 650 $aEducação cooperativa 653 $aMinas Gerais 700 1 $aAMODEO, N. B. P. 700 1 $aSOUSA, D. N. de 773 $tRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté$gv. 9, n. 1, p. 67-90, jan./abr. 2013.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 154 | |
109. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SOUSA, D. N. de; ALMEIDA, H. C. G. de; MILAGRES, C. S. F.; NIEDERLE, P. A. Transferência de tecnologia e estratégias de comercialização do pescado da agricultura familiar para a alimentação escolar: a experiência da Embrapa no Estado do Tocantins. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 54., 2016, Maceió. Desenvolvimento, território e biodiversidade. MAceió: UFAL: SOBER, 2016.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
119. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SANTOS, V. F. dos; PIRES, C. R. F.; KATO, H. C. de A.; SOUSA, D. N. de. Proposta metodológica para formação de merendeira das escolas públicas do município de Palmas - TO. Revista Elo - Diálogos em Extensão, Viçosa, MG, v. 6, n. 3, p. 66-72, dez. 2017.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 5 |
Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
Registros recuperados : 154 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|