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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
27/06/1995 |
Data da última atualização: |
27/06/1995 |
Autoria: |
SMITH, B. E.; LOWE, D. J.; BRAY, R. C. |
Título: |
Nitrogenase of Klebsiella pneumoniae: Electron-paramagnetic-resonance studies on the catalytic mechanism. |
Ano de publicação: |
1972 |
Fonte/Imprenta: |
Biochem. J., v. 130, p. 641-643, 1972. |
Idioma: |
Português |
Thesagro: |
Azotobacter; Bioquímica. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/12/2013 |
Data da última atualização: |
22/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z.; NASCIMENTO, D. R. B. |
Afiliação: |
NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; DANIEL R. B. NASCIMENTO, FE/Unicamp. |
Título: |
Educação transformadora para uma comunicação cidadã. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736. |
ISBN: |
978-84-15816-05-8 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. MenosO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossiste... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Citizenship; Conhecimento; Educommunication; Educomunicação. |
Thesagro: |
Comunicação; Educação; Tecnologia da Informação. |
Thesaurus NAL: |
Communication (human); Education; Information technology; Knowledge. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/93665/1/educacao.pdf
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Marc: |
LEADER 02558nam a2200289 a 4500 001 1973196 005 2020-01-22 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-84-15816-05-8 100 1 $aPEREIRA, N. R. 245 $aEducação transformadora para uma comunicação cidadã.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736.$c2013 520 $aO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. 650 $aCommunication (human) 650 $aEducation 650 $aInformation technology 650 $aKnowledge 650 $aComunicação 650 $aEducação 650 $aTecnologia da Informação 653 $aCidadania 653 $aCitizenship 653 $aConhecimento 653 $aEducommunication 653 $aEducomunicação 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aNASCIMENTO, D. R. B.
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