Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Semiárido. Para informações adicionais entre em contato com cpatsa.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  30/11/2012
Data da última atualização:  26/07/2016
Autoria:  VITAL, T. W.; MOLLER, H. D.; FAVERO, L. A.; SAMPAIO, Y. de S. B.; SILVA, E.
Afiliação:  Tales Wanderley Vital, UFRPE; Horst Dieter Moller, UFRPE; Luis Andrea Favero, UFRPE; Yony de Sá Barreto Sampaio, UFRPE; Elias Silva, IFET - PE.
Título:  A fruticultura de exportação do Vale do São Francisco e a crise econômica: efeitos sobre a convenção coletiva de trabalho 2009-2010.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, Maringá, v. 4, n. 3, p. 365-390, set/dez. 2011.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A crise econômica mundial vem reduzindo o consumo de produtos importados, principalmente nos EUA e na EU, atingindo a uva e a manga do Vale do São Francisco, colocadas nesses mercados em 2008. Essas frutas, na quase totalidade, foram entregues em consignação para pagamento com 90 a 120 dias após as vendas. A redução das exportações e dos preços tem levado muitas empresas a suspenderem temporariamente suas atividades produtivas, chegando algumas a fecharem as portas. A redução da atividade econômica vem também afetando a procura por trabalhadores e provocando uma queda do nível de emprego na região, com previsão de agravamento em 2009. A convenção coletiva mediada pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi iniciada no final de janeiro e concluída em fevereiro de 2009. A atual crise econômica, iniciada em 2008, vem atingindo tanto a classe trabalhadora como a classe patronal. Verificar a posição dos dois grupos e a defesa de seus interesses, tanto na preparação quanto após o resultado da convenção, foi o principal objetivo deste trabalho. A conclusão desta pesquisa é que a manutenção dos postos de trabalho dominou a pauta das negociações em detrimento de aumento salarial, seguindo o caminho natural de negociações coletivas quando a ameaça é o desemprego em massa.
Palavras-Chave:  Convenção Coletiva de Trabalho; Fruit exportation; Fruticultura irrigada; Vale do São Francisco.
Thesagro:  Comercio Exterior; Exportação; Fruticultura.
Categoria do assunto:  E Economia e Indústria Agrícola
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA49113 - 1ADDAP - DD
Voltar






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Suínos e Aves. Para informações adicionais entre em contato com cnpsa.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Suínos e Aves.
Data corrente:  08/11/2017
Data da última atualização:  18/06/2019
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  C - 0
Autoria:  GORAGA, Z.; BEKELE, A.; DEGEFA, T.; ALWI, M.; MENGESHA, M.; LIMA, G. J. M. M. de.
Afiliação:  ZEMELAK GORAGA, Ethiopian Biotechnology Institute; ABATE BEKELE, Ethiopian Institute of Agricultural Research at DZARC; TAMRAT DEGEFA, Ethiopian Institute of Agricultural Research at DZARC; MISBA ALWI, Ethiopian Institute of Agricultural Research at DZARC; MAMMO MENGESHA, Ethiopian Institute of Agricultural Research at DZARC; GUSTAVO JULIO MELLO M DE LIMA, CNPSA.
Título:  Live pigs marketing and buyers' characteristics in Ethiopia.
Ano de publicação:  2017
Fonte/Imprenta:  Academic Research Journal of Agricultural Science and Research, v. 5, n. 4, p. 244-254, 2017.
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  Abstract: The study presented valuable information on live pigs? marketing, buyers? characteristics, purpose of buying pigs, partnerships among market actors, trend of swine business and motivational drivers in swine sector of Ethiopia. A total of 66 swine farms were selected in six major towns to collect quantitative and qualitative data on the studied parameters. A multi-stage sampling procedure was employed to select sampling areas and respondents. A standardized questionnaire was used to collect the data using person to person interview. Data were analyzed using appropriate statistical procedures of SPSS. On average 10, 40 and 163 pigs per farm per year were sold in small, medium and large scales of production, respectively, and this was statistically significant (P<0,05) across the three scales of production. Brokers (40%), people in informal market (20%) and owners of nearby farms (14.5%) were the main buyers of live pigs in Ethiopia. The study revealed that the main purposes of buying live pigs in Ethiopia were for re-selling and/or production. About 80.4% of the interviewed swine producers had no partnership with buyers, i.e. they were independent and met just on spot market. The involvement of foreigners in pigs? production chain was much higher (54.5%) than their involvement in processing (11.4%) and marketing (34.1%) chains in Ethiopia. According to the findings of the study, a positive trend for swine business was observed in Ethiopia. 45.2% of the respondents di... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Etiópia.
Thesagro:  Custo de produção; Mercado internacional; Mercado produtor; Produção animal; Suinocultura.
Thesaurus NAL:  marketing.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Suínos e Aves (CNPSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPSA21186 - 1UPCAP - DD
Fechar
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional