Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Uva e Vinho. |
Data corrente: |
29/04/2010 |
Data da última atualização: |
29/04/2010 |
Autoria: |
FALCÃO, T. F.; RÉVILLION, J. P. P. |
Título: |
A indicação geográfica de vinhos finos segundo a percepção de qualidade de enófilos. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 453-458, fev. 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As indicações geográficas (IG) representam uma forma de atributo credencial visando à distinção qualitativa do produto de uma região específica. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as fontes de informação, o grau de valorização e de credibilidade e os fatores de qualidade relacionados ao conceito de IG em vinhos finos a partir da percepção de qualidade de enófilos de confrarias brasileiras. O estudo foi dividido em duas etapas: i) a primeira, exploratória, envolveu a revisão de literatura e consulta a especialistas para elaboração do instrumento de coleta de dados; ii) a segunda, descritiva, envolveu um pré-teste do instrumento de coleta de dados seguido pela realização de uma pesquisa via internet, com 144 enófilos. Dentre as fontes importantes para o desenvolvimento do conhecimento sobre IG, destacam-se o consumo (experiência) e a literatura especializada. O estudo indica que 62% dos enófilos consultados consideram uma alta relação entre as IG e a qualidade em vinhos. Os aspectos edafoclimáticos e de produção são mais importantes na percepção de qualidade do que outros fatores relacionados ao conceito de IG. |
Palavras-Chave: |
Bibliografia; Enófilo; Indicação geográfica. |
Thesagro: |
Alimento; Consumidor; Enologia; Qualidade; Uva; Vinho. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01824naa a2200241 a 4500 001 1748162 005 2010-04-29 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFALCÃO, T. F. 245 $aA indicação geográfica de vinhos finos segundo a percepção de qualidade de enófilos. 260 $c2010 520 $aAs indicações geográficas (IG) representam uma forma de atributo credencial visando à distinção qualitativa do produto de uma região específica. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as fontes de informação, o grau de valorização e de credibilidade e os fatores de qualidade relacionados ao conceito de IG em vinhos finos a partir da percepção de qualidade de enófilos de confrarias brasileiras. O estudo foi dividido em duas etapas: i) a primeira, exploratória, envolveu a revisão de literatura e consulta a especialistas para elaboração do instrumento de coleta de dados; ii) a segunda, descritiva, envolveu um pré-teste do instrumento de coleta de dados seguido pela realização de uma pesquisa via internet, com 144 enófilos. Dentre as fontes importantes para o desenvolvimento do conhecimento sobre IG, destacam-se o consumo (experiência) e a literatura especializada. O estudo indica que 62% dos enófilos consultados consideram uma alta relação entre as IG e a qualidade em vinhos. Os aspectos edafoclimáticos e de produção são mais importantes na percepção de qualidade do que outros fatores relacionados ao conceito de IG. 650 $aAlimento 650 $aConsumidor 650 $aEnologia 650 $aQualidade 650 $aUva 650 $aVinho 653 $aBibliografia 653 $aEnófilo 653 $aIndicação geográfica 700 1 $aRÉVILLION, J. P. P. 773 $tCiência Rural, Santa Maria$gv. 40, n. 2, p. 453-458, fev. 2010.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Uva e Vinho (CNPUV) |
|