01824naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500950007926000090017452011740018365000130135765000150137065000130138565000140139865000080141265000100142065300170143065300130144765300280146070000250148877300690151317481622010-04-29 2010 bl uuuu u00u1 u #d1 aFALCÃO, T. F. aA indicação geográfica de vinhos finos segundo a percepção de qualidade de enófilos. c2010 aAs indicações geográficas (IG) representam uma forma de atributo credencial visando à distinção qualitativa do produto de uma região específica. Essa pesquisa teve como objetivo identificar as fontes de informação, o grau de valorização e de credibilidade e os fatores de qualidade relacionados ao conceito de IG em vinhos finos a partir da percepção de qualidade de enófilos de confrarias brasileiras. O estudo foi dividido em duas etapas: i) a primeira, exploratória, envolveu a revisão de literatura e consulta a especialistas para elaboração do instrumento de coleta de dados; ii) a segunda, descritiva, envolveu um pré-teste do instrumento de coleta de dados seguido pela realização de uma pesquisa via internet, com 144 enófilos. Dentre as fontes importantes para o desenvolvimento do conhecimento sobre IG, destacam-se o consumo (experiência) e a literatura especializada. O estudo indica que 62% dos enófilos consultados consideram uma alta relação entre as IG e a qualidade em vinhos. Os aspectos edafoclimáticos e de produção são mais importantes na percepção de qualidade do que outros fatores relacionados ao conceito de IG. aAlimento aConsumidor aEnologia aQualidade aUva aVinho aBibliografia aEnófilo aIndicação geográfica1 aRÉVILLION, J. P. P. tCiência Rural, Santa Mariagv. 40, n. 2, p. 453-458, fev. 2010.