|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
07/11/2003 |
Data da última atualização: |
07/11/2003 |
Autoria: |
ABBAD, G.; PILATI, R.; PANTOJA, M. J. |
Título: |
Avaliação de treinamento: análise da literatura e agenda de pesquisa. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v.38, nº 3, p.205-218, jul./ago./set. 2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional, obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D, atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às definições das variáveis componentes dos modelos de investigação; examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de modo a garantir maior generalidade aos resultados; analisar cuidadosamente treinamentos a distância, por meio de estudos científicos que identifiquem variáveis explicativas de seus resultados. MenosNeste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional, obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D, atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às definições das variáveis componentes dos modelos de investigação; examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de m... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
avaliação de treinamento; climate/support to training transfer; evaluation models; impact of training at work; impacto de treinamento no trabalho; modelos de avaliação; suporte à transferência de treinamento; training and development; training evaluation; treinamento e desenvolvimento. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02608naa a2200265 a 4500 001 1109222 005 2003-11-07 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aABBAD, G. 245 $aAvaliação de treinamento$banálise da literatura e agenda de pesquisa. 260 $c2003 520 $aNeste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional, obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D, atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às definições das variáveis componentes dos modelos de investigação; examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de modo a garantir maior generalidade aos resultados; analisar cuidadosamente treinamentos a distância, por meio de estudos científicos que identifiquem variáveis explicativas de seus resultados. 653 $aavaliação de treinamento 653 $aclimate/support to training transfer 653 $aevaluation models 653 $aimpact of training at work 653 $aimpacto de treinamento no trabalho 653 $amodelos de avaliação 653 $asuporte à transferência de treinamento 653 $atraining and development 653 $atraining evaluation 653 $atreinamento e desenvolvimento 700 1 $aPILATI, R. 700 1 $aPANTOJA, M. J. 773 $tRevista de Administração, São Paulo$gv.38, nº 3, p.205-218, jul./ago./set. 2003.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 212 | |
144. | | MOTA, M. do S. C. de S.; BESSA, R. T.; PICANÇO, M. C.; MESQUITA, A. L. M. The infestation degree by the chestnut moth Anacampsis phytomiella Busck, though the development phase of the dwarf-chesnut. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, Curitiba, v.4, n.3, p. 4336-4347 jul./set. 2021. Grau de infestação da traça-da-castanha, Anacampsis phytomiella Busck, em função da fase de desenvolvimento da castanha do cajueiro-anão.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: C - 0 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
156. | | GUIMARÃES, J. A.; LIMA, I. M. M.; FIGUEIREDO, K. L.; GURGEL, L. S.; BRAGA SOBRINHO, R.; MESQUITA, A. L. M. Ocorrência de Coccidophilus citricola brèthes (coleoptera: coccinelidae) associado a Diaspis echinocacti (bouché) (hemiptera: diaspididae) em mandacaru ornamental (cactaceae) no Estado do Ceará. In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 10., 2007, Brasília,DF. Inovar para preservar a vida: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia/SEB, 2007.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
157. | | FIGUEIREDO, K. L.; GUIMARÃES, J. A.; GURGEL, L. S.; BRAGA SOBRINHO, R.; MESQUITA, A. L. M.; SOUZA, N. A. P. Parasitóides (Hymenoptera) associados à mosca-do-figo zaprionus indianus gupta (Diptera: drosophilidae) em frutos coletados na horta didática da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 10., 2007, Brasília,DF. Inovar para preservar a vida: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia/SEB, 2007.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
159. | | BLEICHER, E.; MELO, Q. M. S.; MESQUITA, A. L. M.; BRAGA SOBRINHO, R.; DIAS, N. da S. Pragas. In: ARAÚJO, J. P. P. de (Ed.). Caju: o produtor pergunta, a Embrapa responde. 2.ed. rev. e atualiz. Brasília, DF: Embrapa, 2015. Cap. 8, p. 129-152.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
Registros recuperados : 212 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|