02608naa a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000140006024500770007426000090015152017360016065300310189665300410192765300220196865300310199065300390202165300270206065300450208765300290213265300240216165300340218570000150221970000190223477300890225311092222003-11-07 2003 bl uuuu u00u1 u #d1 aABBAD, G. aAvaliação de treinamentobanálise da literatura e agenda de pesquisa. c2003 aNeste artigo, apresenta-se uma revisão de literatura na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), com enfoque em avaliação de treinamento. Para tanto, foram analisadas publicações sobre o tema, no período de 1998 a 2001, presentes nas bases de dados do Web of Science, Proquest, PsycInfo, EBSCO e Biblioteca Virtual do Conselho Federal de Psicologia. Os resultados das pesquisas publicadas em âmbito nacional, obtidas por meio de delineamentos correlacionais, e realizadas em organizações e amostras diversificadas, encontraram resultados similares aos estudos publicados no exterior, em que a variável suporte gerencial e social à transferência emergiu como principal fator explicativo de impacto do treinamento no trabalho. As últimas revisões nacionais e internacionais apresentam uma visão otimista do campo de T&D, atribuindo o status de ciência a essa área, uma vez que os modelos de avaliação desenvolvidos e testados nas últimas décadas atestam a construção de uma teoria consistente sobre os efeitos do treinamento no desempenho humano. Embora a área de T&D tenha apresentado esses progressos, constata-se, para que maiores avanços possam ocorrer na área, ser necessário: utilizar modelos de análise multinível, para estudar os processos verticais e horizontais que expliquem os resultados do treinamento; eliminar confusões teórico-conceituais relacionadas às definições das variáveis componentes dos modelos de investigação; examinar a validade convergente das medidas utilizadas, de modo a garantir maior generalidade aos resultados; analisar cuidadosamente treinamentos a distância, por meio de estudos científicos que identifiquem variáveis explicativas de seus resultados. aavaliação de treinamento aclimate/support to training transfer aevaluation models aimpact of training at work aimpacto de treinamento no trabalho amodelos de avaliação asuporte à transferência de treinamento atraining and development atraining evaluation atreinamento e desenvolvimento1 aPILATI, R.1 aPANTOJA, M. J. tRevista de Administração, São Paulogv.38, nº 3, p.205-218, jul./ago./set. 2003.