|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Solos. |
Data corrente: |
11/01/2007 |
Data da última atualização: |
06/08/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
CORREIA, J. R.; ANJOS, L. H. C. dos; LIMA, A. C. S.; NEVES, D. P.; TOLEDO, L. de O.; CALDERANO FILHO, B.; SHINZATO, E. |
Afiliação: |
João Roberto Correia, CPAC; Lúcia Helena Cunha dos Anjos, UFRRJ; Antonio Carlos Souza Lima, UFRJ; Delma Pessanha Neves; Luciano de Oliveira Toledo; Braz Calderano Filho, CNPS; Edgar Shinzato. |
Título: |
Relações entre o conhecimento de agricultores e de pedólogos sobre solos: estudo de caso em Rio Pardo de Minas, MG. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 31, p. 1045-1057, 2007. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Um dos desafios para construção de modelos agrícolas que se referenciam pela sustentabilidade é a utilização de conhecimentos científicos adequados a singulares situações sociais. Para isso, é necessário considerar saberes acumulados por agricultores no espaço e no tempo. No caso do recurso 'solos', pouco desse saber é considerado no ensino em ciência do solo e nos trabalhos de pedologia. Por isso, a aplicação de tecnologias geradas com base no conhecimento científico é limitada quando destinada a grupos tradicionais, principalmente pela não-adequação às necessidades por eles reconhecidas. O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem integrada entre os saberes de pedólogos e de agricultores, utilizando-se a hierarquização de ambientes no Cerrado pelos agricultores como ferramenta para compreender as bases sob as quais essa relação pode ocorrer. O estudo baseou-se em características ambientais e sociais da Comunidade Água Boa 2, em Rio Pardo de Minas (MG), onde, por trabalho de campo, foi possível analisar a terminologia local e, assim, descrever os ambientes, classificar as terras e constituir diálogos acerca do ambiente do Cerrado e dos solos. |
Palavras-Chave: |
Classificação; Conhecimento científico; Ethnopedology; Etnopedologia; Local knowledge; Mapeamento de solos; Recognition soil; Saber local; Scientific knowledge. |
Thesagro: |
Reconhecimento do Solo; Solo. |
Thesaurus Nal: |
classification; soil. |
Categoria do assunto: |
-- P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/87063/1/correia-jr-01-2007.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/147686/1/a21v31n5.pdf
|
Marc: |
LEADER 02248naa a2200349 a 4500 001 1559397 005 2013-08-06 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCORREIA, J. R. 245 $aRelações entre o conhecimento de agricultores e de pedólogos sobre solos$bestudo de caso em Rio Pardo de Minas, MG.$h[electronic resource] 260 $c2007 520 $aUm dos desafios para construção de modelos agrícolas que se referenciam pela sustentabilidade é a utilização de conhecimentos científicos adequados a singulares situações sociais. Para isso, é necessário considerar saberes acumulados por agricultores no espaço e no tempo. No caso do recurso 'solos', pouco desse saber é considerado no ensino em ciência do solo e nos trabalhos de pedologia. Por isso, a aplicação de tecnologias geradas com base no conhecimento científico é limitada quando destinada a grupos tradicionais, principalmente pela não-adequação às necessidades por eles reconhecidas. O objetivo deste estudo foi apresentar uma abordagem integrada entre os saberes de pedólogos e de agricultores, utilizando-se a hierarquização de ambientes no Cerrado pelos agricultores como ferramenta para compreender as bases sob as quais essa relação pode ocorrer. O estudo baseou-se em características ambientais e sociais da Comunidade Água Boa 2, em Rio Pardo de Minas (MG), onde, por trabalho de campo, foi possível analisar a terminologia local e, assim, descrever os ambientes, classificar as terras e constituir diálogos acerca do ambiente do Cerrado e dos solos. 650 $aclassification 650 $asoil 650 $aReconhecimento do Solo 650 $aSolo 653 $aClassificação 653 $aConhecimento científico 653 $aEthnopedology 653 $aEtnopedologia 653 $aLocal knowledge 653 $aMapeamento de solos 653 $aRecognition soil 653 $aSaber local 653 $aScientific knowledge 700 1 $aANJOS, L. H. C. dos 700 1 $aLIMA, A. C. S. 700 1 $aNEVES, D. P. 700 1 $aTOLEDO, L. de O. 700 1 $aCALDERANO FILHO, B. 700 1 $aSHINZATO, E. 773 $tRevista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas$gv. 31, p. 1045-1057, 2007.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 5 | |
5. | | CORREIA, J. R.; ANJOS, L. H. C. dos; LIMA, A. C. S.; NEVES, D. P.; TOLEDO, L. de O.; CALDERANO FILHO, B.; SHINZATO, E. Relações entre o conhecimento de agricultores e de pedólogos sobre solos: estudo de caso em Rio Pardo de Minas, MG. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v. 31, p. 1045-1057, 2007.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Internacional - A |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados; Embrapa Solos. |
| |
Registros recuperados : 5 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|