|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
24/11/2015 |
Data da última atualização: |
24/11/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
UFRRJ; PUC RJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
A pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo: estudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 |
Conteúdo: |
A pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável. |
Palavras-Chave: |
Agroecologia. |
Thesagro: |
Educação Agrícola; Extensão Rural. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/16482/10468
|
Marc: |
LEADER 01890naa a2200193 a 4500 001 2029425 005 2015-11-24 008 2014 bl --- 0-- u #d 100 1 $aLIMA, V. C. S. 245 $aA pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo$bestudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) 260 $c2014 500 $aPublicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 520 $aA pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável. 650 $aEducação Agrícola 650 $aExtensão Rural 653 $aAgroecologia 700 1 $aSILVA, V. V. 700 1 $aASSIS, R. L. de 773 $tIn: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 11 | |
5. | | LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V.; ASSIS, R. L. de. A pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo: estudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
6. | | LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V. V.; ASSIS, R. L. de. Escola familiar agrícola do Jacaré: promovendo desenvolvimento sustentável no Semiárido mineiro Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 20 SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
7. | | LIMA, V. C. S.; ASSIS, R. L. de; AQUINO, A. M. de; BORBA, M. F. S. Endogenous territorial development in mountain environments: the case of the territory of the Alto Camaquã, Brazil In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN MOUNTAIN REGIONS, 1., 2016, Bragança, Portugal. Mountain 2016: book of abstracts... Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
8. | | LIMA, V. C. S.; ASSIS, R. L. de; AQUINO, A. M. de; BORBA, M. F. S. Endogenous territorial development in mountain environments: the case of the territory of the Alto Camaquã, Brazil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN MOUNTAIN REGIONS, 1., 2016, Bragança, Portugal. Mountain 2016: book of abstracts. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 172.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
| |
10. | | FERREIRA TIBA, M. S.; LIMA, V. C. S.; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de; MADEIRA, N. R. Uso de adubos verdes como estratégia para restabelecer a produção agrícola do sítio Hikari, Nova Friburgo, RJ, após evento climático. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 9, n. 3, 2014. Trabalho apresentado no 4. Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
11. | | FERREIRA TIBA, M. S.; LIMA, V. C. S.; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de; MADEIRA, N. R. Uso de adubos verdes como estratégia para restabelecer a produção agrícola do sítio Hikari, Nova Friburgo, RJ, após evento climático. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 9, n. 3, 2014. Trabalho apresentado no 4. Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, Brasília, DF.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
| |
Registros recuperados : 11 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|