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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
21/06/2005 |
Data da última atualização: |
20/07/2017 |
Autoria: |
MATSUURA, F. C. A. U.; COSTA, J. I. P. da; FOLEGATTI, M. I. da S. |
Afiliação: |
FERNANDO CÉSAR AKIRA URBANO MATSUURA, EMBRAPA-CNPMF; JANE IARA PEREIRA DA COSTA; MARÍLIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATT. |
Título: |
Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 26, n. 1, p. 48-52, 2004. |
ISBN: |
ISSN 0100 29-45 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevistados. MenosO Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevista... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
cliente; necessidade; sensorial. |
Thesagro: |
Fruta; Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161961/1/2004SP-09-Matsuura-Marketing-6912.pdf
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Marc: |
LEADER 02157naa a2200205 a 4500 001 1652470 005 2017-07-20 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATSUURA, F. C. A. U. 245 $aMarketing de banana$bpreferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos.$h[electronic resource] 260 $c2004 520 $aO Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevistados. 650 $aFruta 650 $aMercado 653 $acliente 653 $anecessidade 653 $asensorial 700 1 $aCOSTA, J. I. P. da 700 1 $aFOLEGATTI, M. I. da S. 773 $tRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal$gv. 26, n. 1, p. 48-52, 2004.
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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4. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MATSUURA, F. C. A. U.; FOLEGATTI, M. I. da S. Processamento. In: LIMA, A. de A.; CUNHA, M. A. P. da. Maracujá: produção e qualidade na passicultura. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2004. p. 305-321.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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11. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MATSUURA, F. C. A. U.; FOLEGATTI, M. I. da S.; CARDOSO, R. L.; FERREIRA, D. C. Sensory acceptance of mixed nectar of papaya, passion fruit and acerola. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 61, n. 6, p. 604-608, nov./dez., 2004.Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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13. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, S. P. de; FOLEGATTI, M. I. da S.; SENA, M. das G. C. de; MIRANDA, P. C.; SANTANA, F. S. de; FERREIRA, G. F.; CALDAS, R. C. Estratégias alimentares de famílias de comunidades rurais do semi-árido baiano. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 9., 2007, São Paulo. A ciência da alimentação e da nutrição: novos paradigmas. São Paulo: SBAN, 2007. p.42Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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14. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, S. P. de; FOLEGATTI, M. I. da S.; SENA, M. G. C. de; MIRANDA, P. C.; SANTANA, F. S. de; FERREIRA, G. F.; CALDAS, R. C. Estratégias alimentares de famílias de ocmunidades rurais do semi-árido baiano. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 9., 2007, São Paulo. Resumos... São Paulo: [s. n.], 2007.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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15. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, S. P. de; FOLEGATTI, M. I. da S.; SENA, M. G. C. de; MIRANDA, P. C.; SANTANA, F. S. de; FERREIRA, G. F.; CALDAS, R. C. Preparações culinárias de comunidades rurais do semi-árido baiano. In: CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 9., 2007, São Paulo. Resumos... São Paulo: [s. n.], 2007.Tipo: Resumo em Anais de Congresso | Circulação/Nível: -- - -- |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Meio Ambiente. |
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16. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MATSUURA, F. C. A. U.; BOLSON, E. A.; FOLEGATTI, M. I. da S.; CAMARGO, U. A.; GUTIEREZ, A. de S. D.; SPOTO, M. H. F.; RODRIGUES, V. M.; PECCINI, J. R. Nova variedade de uva sem semente nacional - 'seleção 8': avaliação da qualidade junto aos canais de distribuição. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 20., 2006, Curitiba. Alimentos e agroindústrias brasileiras no contexto internacional: anais. Curitiba: Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais; Embrapa Uva e Vinho. |
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Biblioteca(s): Embrapa Suínos e Aves. |
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18. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | AMARAL, J. A. B. do; AQUINO, M. de; BAMBINI, M. D.; BASTOS, M. do S. R.; CALEGARIO, F. F.; COHEN, R. S.; COUTINHO, W. M.; CRIPPA, M. E. N.; DANTAS, N. S. S.; FIGUEIREDO, R. A.; FOLEGATTI, M. I. da S.; GALVANI, F.; GUEDES, V. G. F.; HANASHIRO, M. M.; KITAMURA, P. C.; LUCHIARI JUNIOR, A.; MAESTRO, A.; MARION, M. L. P.; MENDES, M. D. L.; MORICONI, W.; MOURAO, E. A. B.; NETTO, D. A. M.; PICCHI, C. M. C.; PINHEIRO, R. R.; REIS, A. E. G. dos; RUMJANEK, N. G.; SITTON, M.; SPADOTTO, C. A.; VIEIRA, J. L. G.; VINHOLIS, M. de M. B.; ZIMMER, L. E.; AFONSO JUNIOR, P. C.; LEITÃO, J. S. de S.; SANTOS, G. C. dos. ISOEMBRAPA: perspectivas na busca pela excelência na gestão da EMBRAPA. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA TECNOLÓGICA, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: anais. Brasília, DF: ABIPTI, 2008. 17 p. Seção Trabalhos. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão; Embrapa Milho e Sorgo. |
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Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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