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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Para informações adicionais entre em contato com cenargen.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
03/03/2008 |
Data da última atualização: |
29/08/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
CUNHA, L. R. da; DÓREA, J. G.; SOUZA, J. R. de; SILVA, A. B. da; ARRUDA, A. F.; CASTRO, C. S. P. de. |
Afiliação: |
Leandro Rodrigues da Cunnha, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; José G. Dórea, Universidade de Brasília; Jurandir R. de Souza, Universidade de Brasília; André B. da Silva, Universidade Federal de Goiás; Andréa F. Arruda, Universidade Federal de Goiás; Clarissa Silva Pires de Castro, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Título: |
Desenvolvimento e validação de métodos de análise para a determinação de cádmio, chumbo, zinco e cálcio em leites comercializados no DF. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 14., 2007, João Pessoa, PB. Resumos... João Pessoa, PB: UFPB, 2007. não paginado. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Distrito Federal. |
Thesagro: |
Leite; Metal. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00728nam a2200193 a 4500 001 1165032 005 2022-08-29 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCUNHA, L. R. da 245 $aDesenvolvimento e validação de métodos de análise para a determinação de cádmio, chumbo, zinco e cálcio em leites comercializados no DF.$h[electronic resource] 260 $aIn: ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 14., 2007, João Pessoa, PB. Resumos... João Pessoa, PB: UFPB, 2007. não paginado.$c2007 650 $aLeite 650 $aMetal 653 $aDistrito Federal 700 1 $aDÓREA, J. G. 700 1 $aSOUZA, J. R. de 700 1 $aSILVA, A. B. da 700 1 $aARRUDA, A. F. 700 1 $aCASTRO, C. S. P. de
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Registro original: |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) |
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Biblioteca |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
03/08/2012 |
Data da última atualização: |
23/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MENDES, C. I. C.; BUAINAIN, A. M. |
Afiliação: |
CASSIA ISABEL COSTA MENDES, CNPTIA; ANTONIO MARCO BUAINAIN, Unicamp. |
Título: |
Transferência de tecnologia: evolução do conceito, abordagem teórica e prática das escolas de pesquisa agrícola. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitótia, ES. Agricultura e desenvolvimento rural com sustentabilidade: anais. Vitória, ES: UFES, 2012. |
Páginas: |
p. 1-20. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Congresso da SOBER 2012. |
Conteúdo: |
Este trabalho tem por objetivo realizar uma releitura do debate sobre os modelos de escolas de pesquisa agrícola e analisar em que medida eles favorecem que a tecnologia seja adotada como uma inovação. A metodologia é dividida em duas etapas: a) revisão bibliográfica; e b) relato de estudos de transferência de tecnologia. Na primeira etapa, são apresentados os modelos de desenvolvimento da pesquisa agrícola ? as escolas difusionista, sistêmica e participativa ? evoluindo para abordagens mais recentes, como o modelo de inovação de produção de novidades. Descreve o estudo realizado sobre quatro instituições públicas de pesquisa agrícola que aborda os seus modelos de gestão, geração e transferência de tecnologia: Agricultural Research Service (ARS), dos Estados Unidos; Agricultural and Agri-Food Canada´s Research Branch (AAFC), do Canadá; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil; e o lnstituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), do Uruguai. Na segunda etapa discorre-se sobre dois estudos de tecnologias transferidas, uma utilizando o modelo linear e outra o participativo. As conclusões caminham para a necessidade de não se fazer generalizações sobre o modelo ?ideal? para pesquisar e transferir tecnologia. Há fatores condicionantes que atuam em cada caso específico, dependendo do contexto e da realidade dos agentes envolvidos. Tais fatores estão ligados às condições socioeconômicas e características do produtor, às características da produção e da propriedade rural, às características da tecnologia e aos fatores sistêmicos que interagem entre si de para inibir ou promover a adoção da tecnologia. MenosEste trabalho tem por objetivo realizar uma releitura do debate sobre os modelos de escolas de pesquisa agrícola e analisar em que medida eles favorecem que a tecnologia seja adotada como uma inovação. A metodologia é dividida em duas etapas: a) revisão bibliográfica; e b) relato de estudos de transferência de tecnologia. Na primeira etapa, são apresentados os modelos de desenvolvimento da pesquisa agrícola ? as escolas difusionista, sistêmica e participativa ? evoluindo para abordagens mais recentes, como o modelo de inovação de produção de novidades. Descreve o estudo realizado sobre quatro instituições públicas de pesquisa agrícola que aborda os seus modelos de gestão, geração e transferência de tecnologia: Agricultural Research Service (ARS), dos Estados Unidos; Agricultural and Agri-Food Canada´s Research Branch (AAFC), do Canadá; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil; e o lnstituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), do Uruguai. Na segunda etapa discorre-se sobre dois estudos de tecnologias transferidas, uma utilizando o modelo linear e outra o participativo. As conclusões caminham para a necessidade de não se fazer generalizações sobre o modelo ?ideal? para pesquisar e transferir tecnologia. Há fatores condicionantes que atuam em cada caso específico, dependendo do contexto e da realidade dos agentes envolvidos. Tais fatores estão ligados às condições socioeconômicas e características do produtor, às características da produção ... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Agricultura; Transferência de tecnologia. |
Thesaurus NAL: |
Agriculture; Information technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02487nam a2200193 a 4500 001 1930367 005 2020-01-23 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMENDES, C. I. C. 245 $aTransferência de tecnologia$bevolução do conceito, abordagem teórica e prática das escolas de pesquisa agrícola.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 50., 2012, Vitótia, ES. Agricultura e desenvolvimento rural com sustentabilidade: anais. Vitória, ES: UFES$c2012 300 $ap. 1-20. 500 $aCongresso da SOBER 2012. 520 $aEste trabalho tem por objetivo realizar uma releitura do debate sobre os modelos de escolas de pesquisa agrícola e analisar em que medida eles favorecem que a tecnologia seja adotada como uma inovação. A metodologia é dividida em duas etapas: a) revisão bibliográfica; e b) relato de estudos de transferência de tecnologia. Na primeira etapa, são apresentados os modelos de desenvolvimento da pesquisa agrícola ? as escolas difusionista, sistêmica e participativa ? evoluindo para abordagens mais recentes, como o modelo de inovação de produção de novidades. Descreve o estudo realizado sobre quatro instituições públicas de pesquisa agrícola que aborda os seus modelos de gestão, geração e transferência de tecnologia: Agricultural Research Service (ARS), dos Estados Unidos; Agricultural and Agri-Food Canada´s Research Branch (AAFC), do Canadá; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Brasil; e o lnstituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), do Uruguai. Na segunda etapa discorre-se sobre dois estudos de tecnologias transferidas, uma utilizando o modelo linear e outra o participativo. As conclusões caminham para a necessidade de não se fazer generalizações sobre o modelo ?ideal? para pesquisar e transferir tecnologia. Há fatores condicionantes que atuam em cada caso específico, dependendo do contexto e da realidade dos agentes envolvidos. Tais fatores estão ligados às condições socioeconômicas e características do produtor, às características da produção e da propriedade rural, às características da tecnologia e aos fatores sistêmicos que interagem entre si de para inibir ou promover a adoção da tecnologia. 650 $aAgriculture 650 $aInformation technology 650 $aAgricultura 650 $aTransferência de tecnologia 700 1 $aBUAINAIN, A. M.
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