|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
01/11/2011 |
Data da última atualização: |
19/02/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; BORSATO, A. V. |
Afiliação: |
ALDALGIZA INES CAMPOLIN, CPAP; ALBERTO FEIDEN, CPAP; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP. |
Título: |
Educação no campo e formação de professores: a agroecologia como princípio educativo. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011. |
Descrição Física: |
CD ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 01802naa a2200169 a 4500 001 1904641 005 2013-02-19 008 2011 bl --- 0-- u #d 100 1 $aCAMPOLIN, A. I. 245 $aEducação no campo e formação de professores$ba agroecologia como princípio educativo. 260 $c2011 300 $cCD ROM. 520 $aNos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia. 650 $aEducação Ambiental 700 1 $aFEIDEN, A. 700 1 $aBORSATO, A. V. 773 $tIn: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 259 | |
2. | | SILVA JUNIOR, J. F. da. Banco de germoplasma de mangaba: Embrapa Tabuleiros Costeiros. In: PADUA, J. G.; ALBUQUERQUE, M. do S. M.; MELLO, S. C. M. de (Ed.). Bancos e coleções de germoplasma da Embrapa: conservação e uso. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2020. p. 75. (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 371).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
| |
7. | | BORGES, A. L.; SILVA JUNIOR, J. F. da. Nutrição, calagem e adubação. In: SILVA JUNIOR, J. F. da; LOPES, G. M. B.; FERRAZ, L. G. B. (Ed.). Sistema de produção de banana para a Zona da Mata de Pernambuco. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2010. 139 p. (Embrpa-CPATC. Sistema de produção, 3). p. 25-34.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
16. | | BEZERRA, J. E. F.; LEDERMAN, I. E.; SILVA JUNIOR, J. F. da; PROENÇA, C. E. B. Araçá. In: VIEIRA, R. F.; COSTA, T. da S. A.; SILVA, D. B. da; SANO, S. M.; FERREIRA, F. R. (Ed.). Frutas nativas da região Centro-Oeste do Brasil. Brasilia, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. p. 47-67.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
| |
18. | | BEZERRA, J. E. F.; SILVA JUNIOR, J. F. da; LIRA JÚNIOR, J. S. de. Caracterização de germoplasma de jaqueira em Pernambuco por meio de descritos agronômicos. Magistra, Cruz das Almas, v. 25, n. especial, p. 162-163, nov. 2013. Anais do 1° Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (I RGVNE), Cruz das Almas, nov. 2013.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
| |
Registros recuperados : 259 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|