|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
26/10/2021 |
Data da última atualização: |
26/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. |
ISSN: |
1517-4999 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
Palavras-Chave: |
Educação alimentar; Práticas pedagógicas; Práticas sustentáveis. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227220/1/artigo-projeto-horta-escolar.pdf
|
Marc: |
LEADER 01455naa a2200193 a 4500 001 2135592 005 2021-10-26 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1517-4999 100 1 $aBARROS NETO, L. R. 245 $aTrajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aO objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens 653 $aEducação alimentar 653 $aPráticas pedagógicas 653 $aPráticas sustentáveis 700 1 $aASSIS, R. L. de 700 1 $aAMANCIO, C. O. da G. 773 $tRevista GeoPantanal$gv. 16 n. 30, 2021.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 4 | |
4. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G.; PORTAL, R. D.; SOUZA, A. L. de. Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. p. 333-342Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
Registros recuperados : 4 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|