|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
05/09/2017 |
Data da última atualização: |
15/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, V. A. de; BARROS, J. P. A. de; SOUZA, L. S. B. de; SILVA, T. G. F. da; MOURA, M. S. B. de; LUCENA, L. R. de. |
Afiliação: |
VALKÍRIA ALVES DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; JOÃO PAULO ALVES DE BARROS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; THIERES GEORGE FREIRE DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LEANDRO RICARDO DE LUCENA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. |
Título: |
O conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Agrometeoros, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: Tempo x clima e Mudanças climáticas. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas. |
Palavras-Chave: |
Agrometeorologia; Transferência de conhecimento. |
Thesagro: |
Clima; Difusão de Tecnologia; Ensino Agrícola; Ensino Médio; Meteorologia; Transferência de Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
Climate; Teacher education. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/163439/1/Magna-6.pdf
|
Marc: |
LEADER 02344naa a2200301 a 4500 001 2075052 005 2024-04-15 008 2017 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, V. A. de 245 $aO conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada.$h[electronic resource] 260 $c2017 520 $aO objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: Tempo x clima e Mudanças climáticas. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas. 650 $aClimate 650 $aTeacher education 650 $aClima 650 $aDifusão de Tecnologia 650 $aEnsino Agrícola 650 $aEnsino Médio 650 $aMeteorologia 650 $aTransferência de Tecnologia 653 $aAgrometeorologia 653 $aTransferência de conhecimento 700 1 $aBARROS, J. P. A. de 700 1 $aSOUZA, L. S. B. de 700 1 $aSILVA, T. G. F. da 700 1 $aMOURA, M. S. B. de 700 1 $aLUCENA, L. R. de 773 $tAgrometeoros, Passo Fundo$gv. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 5 | |
1. | | BARROS, J. P. A. de; SOUZA, L. S. B. de; MOURA, M. S. B. de. Influência das variáveis meteorológicas na temperatura da superfície da Caatinga em Petrolina, PE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA REALIDADE SEMIÁRIDA, 2.; SIMPÓSIO ALAGOANO SOBRE ECOSSISTEMAS DO SEMIÁRIDO, 3., 2014, Delmiro Gouveia. Anais... Delmiro Gouveia: UFLA, Campus do Sertão, 2014. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
2. | | BARROS, J. P. A.; SOUZA, L. S. B.; MOURA, M. S. B. de; SILVA, T. G. F.; ARAUJO, Y. P. Comparação de métodos para determinação da temperatura do ar média em Petrolina, PE. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS PARA PRODUÇÃO VEGETAL NO SEMIÁRIDO, 2., 2016, Triunfo / Serra Talhada. Pesquisas e estratégias para viabilizar produção agrícola no Semiárido. Serra Talhada: UFRPE: UAST, 2016. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
3. | | SOUZA, V. A. de; BARROS, J. P. A. de; SOUZA, L. S. B. de; SILVA, T. G. F. da; MOURA, M. S. B. de; LUCENA, L. R. de. O conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada. Agrometeoros, Passo Fundo, v. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: C - 0 |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
Registros recuperados : 5 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|