02344naa a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501330008026000090021352014230022265000120164565000220165765000100167965000270168965000210171665000180173765000170175565000330177265300210180565300350182670000240186170000230188570000230190870000230193170000210195477300670197520750522024-04-15 2017 bl uuuu u00u1 u #d1 aSOUZA, V. A. de aO conhecimento meteorológico dos alunos do ensino fundamental em escolas do município de Serra Talhada.h[electronic resource] c2017 aO objetivo deste trabalho foi analisar a eficiência de utilização de palestras como instrumento da difusão de conhecimentos meteorológicos dos estudantes do ensino fundamental em escolas da rede pública do município de Serra Talhada. Inicialmente foram realizadas visitas nas escolas para diálogo com gestores e explanação do projeto, com destaque nos seus objetivos, e metodologia para culminância. Adicionalmente foram realizados levantamentos bibliográficos que versavam sobre conceitos básicos de meteorologia, sua importância, aplicações e também sobre as mudanças do clima e seus efeitos na sociedade, os quais foram utilizados na elaboração das palestras, com os temas: Tempo x clima e Mudanças climáticas. Estas foram desenvolvidas em quatro escolas de ensino Fundamental do município de Serra Talhada, que neste trabalho serão denominadas de: Escola X, Escola Y, Escola Z e Escola W. Tendo como público alvo os estudantes do Ensino Fundamental referentes aos 4°, 5°, 6° e 7° anos. Para análise do conhecimento prévio dos estudantes acerca da meteorologia e da palestra como instrumento de difusão do ensino foram aplicados dois questionários contendo 22 e 9 questões respectivamente. Pode-se constatar o impacto positivo no conhecimento pelo uso das palestras. Além disso, o conhecimento prévio dos estudantes foi indispensável para o sucesso das atividades desenvolvidas. aClimate aTeacher education aClima aDifusão de Tecnologia aEnsino Agrícola aEnsino Médio aMeteorologia aTransferência de Tecnologia aAgrometeorologia aTransferência de conhecimento1 aBARROS, J. P. A. de1 aSOUZA, L. S. B. de1 aSILVA, T. G. F. da1 aMOURA, M. S. B. de1 aLUCENA, L. R. de tAgrometeoros, Passo Fundogv. 25, n. 1, p. 277-281, ago. 2017.