|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
26/10/2021 |
Data da última atualização: |
26/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. |
ISSN: |
1517-4999 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
Palavras-Chave: |
Educação alimentar; Práticas pedagógicas; Práticas sustentáveis. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227220/1/artigo-projeto-horta-escolar.pdf
|
Marc: |
LEADER 01455naa a2200193 a 4500 001 2135592 005 2021-10-26 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1517-4999 100 1 $aBARROS NETO, L. R. 245 $aTrajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aO objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens 653 $aEducação alimentar 653 $aPráticas pedagógicas 653 $aPráticas sustentáveis 700 1 $aASSIS, R. L. de 700 1 $aAMANCIO, C. O. da G. 773 $tRevista GeoPantanal$gv. 16 n. 30, 2021.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 240 | |
143. | | LOPES NETTO, A.; SANTOS, J. M. dos; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Human ecology in mountain environments: analysis of the perception of residents and leaders of the Serra dos Morgados, Jaguarari, Bahia, Brazil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN MOUNTAIN REGIONS, 1., 2016, Bragança, Portugal. Mountain 2016: book of abstracts... Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 199Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
145. | | FEIDEN, A.; ALMEIDA, D. L. de; VITOI, V.; ASSIS, R. L. de. Processo de conversão de sistemas de produção convencionais para sistemas de produção orgânicos. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 19, n. 2, p. 179-204, maio/ago. 2002. Conversion of conventional agricultural system to organic.Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
146. | | AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de; TEIXEIRA, A. J.; SILVA, L. L. da. Plantas de cobertura para o cultivo do lúpulo. In: AQUINO, A. M. de; TEIXEIRA, A. J.; FONSECA, M. J. de O.; ASSIS, R. L. de; OZASSA, T. I. (ed.). Produção de lúpulo na Região Serrana Fluminense: manual de boas práticas. Nova Friburgo: Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo - ACIANF, 2022. 140 p.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
148. | | LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V.; ASSIS, R. L. de. A pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo: estudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
151. | | SILVA, L. L. da; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de; GUERRA, J. G. M. Performance agronômica e qualidade de variedades de lúpulo cultivadas na Região Serrana Fluminense. In: SEMANA CIENTÍFICA JOHANNA DÖBEREINER, 19, 2019, Seropédica, RJ. Bioeconomia, diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. Caderno de resumos... Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2019.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
Registros recuperados : 240 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|