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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/08/2008 |
Data da última atualização: |
11/03/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
AMÂNCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R. |
Afiliação: |
Cristhiane Oiveira da Graça Amâncio, Embrapa Pantanal; Robson Amâncio, UFLA. |
Título: |
Educação popular e reflect-ação: contribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. |
Páginas: |
20 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível também no CD2008.00008. |
Conteúdo: |
Este trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. MenosEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoder... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02376naa a2200157 a 4500 001 1812717 005 2010-03-11 008 2007 bl --- 0-- u #d 100 1 $aAMÂNCIO, C. O. da G. 245 $aEducação popular e reflect-ação$bcontribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. 260 $c2007 300 $a20 p. 500 $aDisponível também no CD2008.00008. 520 $aEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. 700 1 $aAMÂNCIO, R. 773 $tIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
23/12/2015 |
Data da última atualização: |
30/05/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 1 |
Autoria: |
REIS, R. V.; AMORIM, E. P.; LEDO, C. A. da S.; PESTANA, R. K. N.; GONÇALVES, Z. S.; BORÉM, A. |
Afiliação: |
R. V. REIS, UFV; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; R. K. N. PESTANA, UFV; Z. S. GONÇALVES, UFRB; A. BORÉM, UFV. |
Título: |
Selection of putative Terra Maranhão plantain cultivar mutants obtained by gamma radiation. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
Genetics and Molecular Research, v.14, n. 2, p.4687-4695, 2015. |
ISSN: |
1676-5680 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The aim of this study was to select putative Terra Maranhão plantain cultivar mutants obtained by gamma radiation, with good agronomic traits and short height. A total of 315 buds were irradiated in vitro with gamma rays in doses of 20 Gy and were subcultivated and evaluated in the field over 2 production cycles. The clones were evaluated to select the best 10% of the plants. Cultivation was undertaken at a spacing of 3 x 4 m, and fertilization was carried out according to the technical recommendations for the crop. A total of 111 irradiated plants and 41 controls were evaluated in the field. Among the irradiated plants selected, genotypes that exhibited reduced height were observed. The genotypes Irra 04, Irra 13, Irra 19, and Irra 21 exhibited a height of 3.6 m, which was below the mean value of the controls selected. Other irradiated genotypes selected such as Irra 14 and Irra 16, with a height of 3.65 m, are promising because, in addition to reduced height, they exhibited good bunch weight and shorter period to flowering in relation to the mean value of the controls, which is a significant factor for the next stages in breeding. These results confirm the possibility of inducing mutations in Terra type banana plants to obtain desirable agronomic traits and short height. |
Thesagro: |
Banana. |
Thesaurus NAL: |
Musa. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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