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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G.; PORTAL, R. D.; SOUZA, A. L. de. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB; RIZIANE DUARTE PORTAL, UFPA; ARMANDO LIRIO DE SOUZA, UFPA. |
Título: |
Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
Páginas: |
p. 333-342 |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar. MenosO objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação Alimentar; Hábitos Alimentares; Produção Sustentável. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149540/1/Dinamicas-alimentares-saudaveis-a-partir-de-praticas-de-inclusao.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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URL |
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Registros recuperados : 141 | |
65. | | TONIAZZO, R. C.; GARCIA, L. M.; AMÂNCIO, C. O. da G. Pescadores do Rio Paraguai: caracterização das habitantes do entorno da Fazenda Novos Dourados, Corumbá, MS. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PANTANAL, 1.; SEMANA DE BIOLOGIA, 7., 2007, Corumbá. Resumos...Corumbá: Embrapa Pantanal, 2007. (Embrapa Pantanal. Documentos, 89). 1 p.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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72. | | AMANCIO, C. O. da G.; COSTA, K. P. C.; ARRUDA, P.; ZERLOTTI, P. Zoneamento socioeconômico da população ribeirinha do Pantanal: Comunidade do Castelo, Corumbá, MS. SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 5., 2010, Corumbá, MS. Anais... Corumbá: Embrapa Pantanal: UFMS; Campinas: ICS do Brasil, 2010. 1 CD-ROM SIMPAN 2010. Não Paginado.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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74. | | COSTA, K. P. C da; AMANCIO, C. O. da G.; ARRUDA, P. A. P. de; AMÂNCIO, R.; GARCIA, M. H. Aspectos sociais, econômicos e culturais de uma comunidade ribeirinha no Pantanal Sul Mato-grossense: a Barra do São Lourenço, Corumbá, MS. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 8., 2010, Porto de Galinhas. Anais... Pernambuco: UFRPE, 2010. 13 p.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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78. | | GAROFOLO, A. C. S.; AMANCIO, C. O. da G.; OLIVEIRA, J. T.; MEDEIROS, J.; MENDES JÚNIOR, E. Banco comunitário de sementes de adubos verdes: passos para a geração de capital social Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-5 Trabalho apresentado no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - Belém, 2015Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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80. | | RIBEIRO, S. A.; MEDEIROS, T. C. de; AMANCIO, C. O. da G.; GAROFOLO, A. C. S.; UZEDA, M. C. Caracterização sócio-economica e ambiental do Assentamento São José da Boa Morte, para apoiar atividades e Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrobiologia. In: SEMANA CIENTÍFICA JOHANNA DÖBEREINER, 13., 2013, Seropédica Ciência, saúde e esporte: caderno de resumos... Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2013.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
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