02777naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000230008224502210010526000090032630000150033552018260035065300250217665300250220165300280222670000200225470000250227470000180229970000200231777302100233721495402022-12-13 2022 bl uuuu u00u1 u #d a978-65-998904-0-61 aBARROS NETO, L. R. aDinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolarbestudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA.h[electronic resource] c2022 ap. 333-342 aO objetivo deste trabalho foi analisar como a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e da comunidade escolar participantes do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) contribuíram para a dinâmica da educação alimentar e nutricional das comunidades rurais do Angico (Ribeirinha), Barra da Parateca (uilombola) e Agrovila 15 (Reforma Agrária) e suas respectivas escolas no município de Carinhanha/BA, utilizando as estratégias educacionais relacionadas à alimentação sustentável nas escolas de ensino fundamental com crianças e adolescentes. Foi realizado a pesquisa empírica através do estudo de caso de três comunidades rurais no município de Carinhanha/BA e a pesquisa bibliográca com consulta a livros e artigos sobre o tema, para a coleta de dados foram realizados o grupo focal com pais, mãe e alunos; entrevistas com diretores, professores e coordenadores; questionários socioeconômicos responsáveis das famílias e a observação participante. Conclui-se que as ações do PEHE influenciaram a dinâmica da educação alimentar e nutricional das escolas nas comunidades rurais no município de Carinhanha/BA; a formação é instrumento importantíssimo para a conscientização de pais, alunos professores e merendeiras nos temas alimentação, nutrição, hortas agroecológicas e educação e os programas PAA e PNAE foi a melhor estratégia incorporação na alimentação escolar da produção local de cereais, hortaliças e frutas, através da compra direta junto aos agricultores da região, que proporcionou melhoria na educação alimentar com a diversicação do cardápio e a importância das mulheres no processo produtivo local; e a sustentabilidade da produção de hortaliças local sua importância na complementação da renda familiar. aEducação Alimentar aHábitos Alimentares aProdução Sustentável1 aASSIS, R. L. de1 aAMANCIO, C. O. da G.1 aPORTAL, R. D.1 aSOUZA, A. L. de tIn: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.