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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
22/05/2012 |
Data da última atualização: |
26/05/2017 |
Autoria: |
ALMEIDA, D. F. de. |
Título: |
"Maus-tratos contra animais"? viro o bicho!: antropocentrismo, ecocentrismo e educação ambiental em Serra do Navio (Amapá). |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
2010. |
Páginas: |
126 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Tropical) - Universidade Federal do Amapá, Macapá. |
Conteúdo: |
Em tempos de crise ambiental, duas correntes principais de valorização da biodiversidade coexistem como direcionadoras das relações do homem com os demais seres vivos. Para o Antropocentrismo, a proteção da biodiversidade apenas se justifica se tal medida trouxer beneficios diretos ao homem, já que nesta visão a biodiversidade possui apenas valor instrumental. O Ecocentrismo, por sua vez, considera que a biodiversidade é dotada de um valor intrínseco ou de existência, razão suficiente para que seja protegida, independente de interesses humanos. Certamente, a maneira como a biodiversidade é valorizada pelo homem traz implicações conservacionistas diversas, razão pela qual estudos com esta temática são não somente importantes, como urgentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar atitudes antropocêntricas e ecocêntricas de alunos do ensino médio em relação à fauna de Serra do Navio (Amapá), no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Questionários foram aplicados em três escolas de ensino médio da região, totalizando 200 alunos participantes. Na primeira etapa do trabalho, os níveis de atitudes ecocêntricas, antropocêntricas e de Apatia Ambiental (Neutralidade), numa escala de 1 a 5 foram, respectivamente: 4,0 (Alpha de Cronbach=0,776),3,3 (Alpha de Cronbach= 0,790) e 2,2 (Alpha de Cronbach= 0,786). Na segunda etapa, porém, foram citados 123 animais, com predominância de valorização antropocêntrica. No geral, apenas a valorização negativista de alguns animais (cobras, ratos, sapos, aranhas, mosquitos, baratas, formigas, morcegos, quatis) condicionou atitudes antiprotecionistas nos alunos, por razões antropocêntricas. Os dados levantados apontam para a necessidade de intervenções educativas no sentido de reduzir a visão antropocêntrica dos alunos, levando-os a justificar a proteção da biodiversidade cada vez mais com base em argumentos próambientais, sobretudo nos casos em que os animais são valorizados negativamente. MenosEm tempos de crise ambiental, duas correntes principais de valorização da biodiversidade coexistem como direcionadoras das relações do homem com os demais seres vivos. Para o Antropocentrismo, a proteção da biodiversidade apenas se justifica se tal medida trouxer beneficios diretos ao homem, já que nesta visão a biodiversidade possui apenas valor instrumental. O Ecocentrismo, por sua vez, considera que a biodiversidade é dotada de um valor intrínseco ou de existência, razão suficiente para que seja protegida, independente de interesses humanos. Certamente, a maneira como a biodiversidade é valorizada pelo homem traz implicações conservacionistas diversas, razão pela qual estudos com esta temática são não somente importantes, como urgentes. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar atitudes antropocêntricas e ecocêntricas de alunos do ensino médio em relação à fauna de Serra do Navio (Amapá), no entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Questionários foram aplicados em três escolas de ensino médio da região, totalizando 200 alunos participantes. Na primeira etapa do trabalho, os níveis de atitudes ecocêntricas, antropocêntricas e de Apatia Ambiental (Neutralidade), numa escala de 1 a 5 foram, respectivamente: 4,0 (Alpha de Cronbach=0,776),3,3 (Alpha de Cronbach= 0,790) e 2,2 (Alpha de Cronbach= 0,786). Na segunda etapa, porém, foram citados 123 animais, com predominância de valorização antropocêntrica. No geral, apenas a valorização negativista de alguns animais... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ética ambiental; Fauna amapaense. |
Thesagro: |
Educação ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
22/11/2002 |
Data da última atualização: |
07/06/2020 |
Autoria: |
LARACH, J. O. I.; CARDOSO, A.; CARVALHO, A. P. de; HOCHMULLER, D. P.; TAVARES, F. R.; RAUEN, M. de J. |
Afiliação: |
JORGE OLMOS ITURRI LARACH, CNPS; ALCIDES CARDOSO, CNPS; AMERICO PEREIRA DE CARVALHO, CNPS; DELCIO PERES HOCHMULLER, CNPS; FERNANDO RODRIGUES TAVARES, CNPS; MOACYR DE JESUS RAUEN, CNPS. |
Título: |
Levantamento de reconhecimento dos solos do Nordeste do Estado do Paraná: (informe preliminar). |
Ano de publicação: |
1971 |
Fonte/Imprenta: |
Curitiba: Divisão de Pesquisa Pedológica, 1971. |
Páginas: |
144 p. |
Série: |
(Brasil. Divisão de Pesquisa Pedológica. Boletim técnico, 16). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Acompanha 1 mapa, color. Escala 1:300.000. |
Conteúdo: |
Descricao geral da area; Consideracoes sobre os criterios adotados no mapeamento; Legenda de identificacao; Descricao das unidades de mapeamento; Solos com B latossolico nao hidromorficos; Solos com B textural argila de atividade baixa nao hidromorficos; Solos com B textural argila de atividade alta nao hidromorficos; Solos hidromorficos; Solos aluviais; Solos arenoquartzosos profundos; Solos litolicos. |
Thesagro: |
Levantamento; Reconhecimento. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212073/1/DPP-BT-16-1971.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213178/1/Mapa-Levantamento-de-reconhecimento-dos-solos-do-Nordeste-do-Estado-do-Parana-1971.pdf
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Marc: |
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Embrapa Solos (CNPS) |
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