Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
16/10/2001 |
Data da última atualização: |
13/04/2004 |
Autoria: |
SILVA, A. L. da; ALCANTARA, R. C. |
Título: |
Mudancas nos relacionamentos e estrategias para melhor coordenacao da cadeia de suprimentos. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao Paulo, v.36, n.3, p.49-58, jul./set. 2001. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo, com o uso de múltiplos estudos de casos, objetiva-se analisar algumas ferramentas de gestão que têm sido utilizadas entre a indústria de alimentos, higiene, beleza e limpeza (produtos de mercearia) e seus distribuidores no Brasil. No referencial teórico discute-se conceitos e funções dos canais de distribuição, alterações nas funções de marketing e logística e impactos da Tecnologia de Informação. Na apresentação dos resultados foram discutidos a gestão do processo de reestruturação e os fatores críticos para a implementação bem-sucedida de EDI e sistemas logísticos integrados e para a construção de alianças estratégicas, divididos em características facilitadoras e limitadoras. Uma das principais conclusões é que a adoção de sistemas logísticos e tecnologias de informação, como a EDI, pode ser vista como incentivo para a mudança organizacional baseada em novas formas de gestão de cadeias de suprimentos, auxiliando as organizações a buscar formas mais cooperativas de realizar seus negócios, alavancando alianças estratégicas. |
Palavras-Chave: |
Buyer-supplier relationship; Case study research; Estudo de caso; Interface marketing/operacoes; Marketing/operations interface; Relacao fornecedor-comprador. |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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