01770naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500970008026000090017752011030018665300320128965300240132165300190134565300340136465300350139865300330143370000210146677300770148711040342004-04-13 2001 bl uuuu u00u1 u #d1 aSILVA, A. L. da aMudancas nos relacionamentos e estrategias para melhor coordenacao da cadeia de suprimentos. c2001 aNeste artigo, com o uso de múltiplos estudos de casos, objetiva-se analisar algumas ferramentas de gestão que têm sido utilizadas entre a indústria de alimentos, higiene, beleza e limpeza (produtos de mercearia) e seus distribuidores no Brasil. No referencial teórico discute-se conceitos e funções dos canais de distribuição, alterações nas funções de marketing e logística e impactos da Tecnologia de Informação. Na apresentação dos resultados foram discutidos a gestão do processo de reestruturação e os fatores críticos para a implementação bem-sucedida de EDI e sistemas logísticos integrados e para a construção de alianças estratégicas, divididos em características facilitadoras e limitadoras. Uma das principais conclusões é que a adoção de sistemas logísticos e tecnologias de informação, como a EDI, pode ser vista como incentivo para a mudança organizacional baseada em novas formas de gestão de cadeias de suprimentos, auxiliando as organizações a buscar formas mais cooperativas de realizar seus negócios, alavancando alianças estratégicas. aBuyer-supplier relationship aCase study research aEstudo de caso aInterface marketing/operacoes aMarketing/operations interface aRelacao fornecedor-comprador1 aALCANTARA, R. C. tRevista de Administracao, Sao Paulogv.36, n.3, p.49-58, jul./set. 2001.