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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
22/11/2002 |
Data da última atualização: |
22/11/2002 |
Autoria: |
SANTOS, R. F. dos. |
Título: |
Ensino-aprendizagem de solos com agricultores e agricultoras de Mata Redonda, Remigio-PB, a partir de levantamento utilitario. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
Areia: UFPB-Centro de Ciencias Agrarias, 2001. |
Páginas: |
126 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertacao apresentada ao Centro de Ciencias Agrarias da UFPb, como parte dos requisitos do Curso de Pos-graduacao em Manejo de Solo e Agua, para obtencao do titulo de Mestre em Ciencia. Contem apendice CARTILHA RURAL Ensino-aprendizagem de solos com agricultores(as) de Mata Redonda, Remigio-PB. |
Conteúdo: |
Levantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Classificacao das terras no sistema de capacidade de uso; Classificacoes taxonomicas e tecnicas; Conceituacao do sistema; Categoria do sistema; Grupos de capacidade de uso; Classes de capacidade de uso; Subclasses de capacidade de uso; Unidades de capacidades de uso; Material e metodos; Caracterizacao do meio fisico; Levantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Coleta de amostra de solo; Classificacao de solos; Determinacoes analiticas; Analises fisicas; Analises quimicas; Resultados e discussao; Caracteristicas e propriedades dos solos; Tipos de solo; Fatores limitantes; Uso atual, declividade, textura, permeabilidade e erosao; Confronto de recomendacoes; Mapa base com as classes, subclasses e unidades de capacidade de uso; Sintese dos resultados obtidos por meio da aplicacao de questionario, por familia; Modelo do questionario aplicado na Comunidade de Mata Redonda, Remigio-PB; Ensino-aprendizagem de solos com agricultores e agricultoras de Mata Redonda, Remigio-PB; Planejamento e execucao; Tempo gasto nas etapas de planejamento, execucao e avaliacao do ensino; Questionario sintetico aplicado como recurso auxiliar ao levantamento do vocabulario minimo dos agricultores(as); Agricultores e agricultoras que participaram do processo de ensino-aprendizagem; Planejamento das aulas expositivo-dialogica; Discussao e avaliacao; Analise das aulas; Vocabulario minimo: palavras e expressoes geradoras; Primeira aula: a erosao do solo; Segunda aula: mapeamento da terra; Terceira aula: classificacao da terra; Detalhamento do planejamento das aulas; Nomes dos agricultores(as) que participaram dos ciclos de cultura; Descricao geral do perfil RFS; Resultados das analises fisicas e quimicas do perfil RFS; Resultados das analises fisicas e quimicas das lamelas dos perfis de solo RFS; Mineralogia da fracao areia total de horizontes e/ou lamelas de perfis de solo do sitio Mata Redonda, Remigio-PB; Cronica publicada no jornal O Estado de Sao Paulo, 7 de outubro de 1998; "Cartilha" construida a partir do contato com agricultores(as). MenosLevantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Classificacao das terras no sistema de capacidade de uso; Classificacoes taxonomicas e tecnicas; Conceituacao do sistema; Categoria do sistema; Grupos de capacidade de uso; Classes de capacidade de uso; Subclasses de capacidade de uso; Unidades de capacidades de uso; Material e metodos; Caracterizacao do meio fisico; Levantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Coleta de amostra de solo; Classificacao de solos; Determinacoes analiticas; Analises fisicas; Analises quimicas; Resultados e discussao; Caracteristicas e propriedades dos solos; Tipos de solo; Fatores limitantes; Uso atual, declividade, textura, permeabilidade e erosao; Confronto de recomendacoes; Mapa base com as classes, subclasses e unidades de capacidade de uso; Sintese dos resultados obtidos por meio da aplicacao de questionario, por familia; Modelo do questionario aplicado na Comunidade de Mata Redonda, Remigio-PB; Ensino-aprendizagem de solos com agricultores e agricultoras de Mata Redonda, Remigio-PB; Planejamento e execucao; Tempo gasto nas etapas de planejamento, execucao e avaliacao do ensino; Questionario sintetico aplicado como recurso auxiliar ao levantamento do vocabulario minimo dos agricultores(as); Agricultores e agricultoras que participaram do processo de ensino-aprendizagem; Planejamento das aulas expositivo-dialogica; Discussao e avaliacao; Anali... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agricultores; Ensino-aprendizagem; Levantamento utilitario; Mata Redonda; Paraiba; Remigio. |
Thesagro: |
Solo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
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Registros recuperados : 2 | |
1. | | LIU, J.; BRAUN, E.; QIU, W.; SHI, Y. F.; MARCELINO-GUIMARÃES, F. C.; NAVARRE, D. R.; HILL, J. H.; WHITHAM, S. A. Positive and negative roles for soybean MPK6 in regulating defense responses. Molecular Plant-Microbe Interactions, p. 1-36, Apr. 2014.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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2. | | MCCOUCH, S. R.; WRIGHT, M. H.; TUNG, C.-W.; MARON, L. G.; MCNALLY, K. L.; FITZGERALD, M.; DECLERCK, G.; AGOSTO-PEREZ, F.; KORNILIEV, P.; GREENBERG, A. J.; NAREDO, M. E. B.; MERCADO, S. M. Q.; HARRINGTON, S. E.; SHI, Y.; BRANCHINI, D. A.; FALCAO, P. R. K.; LEUNG, H.; EBANA, K.; YANO, M.; EIZENGA, G.; SINGH, N.; MCCLUNG, A.; MEZEY, J. Open access resources for genome-wide association mapping in rice. Nature Communications, p. 1-13, Feb, 2016. Article number:10532.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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Registros recuperados : 2 | |
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