03116nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501310008226000500021330000110026350003020027452022030057665000090277965300170278865300240280565300280282965300170285765300120287465300120288613378622002-11-22 2001 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSANTOS, R. F. dos aEnsino-aprendizagem de solos com agricultores e agricultoras de Mata Redonda, Remigio-PB, a partir de levantamento utilitario. aAreia: UFPB-Centro de Ciencias Agrariasc2001 a126 p. aDissertacao apresentada ao Centro de Ciencias Agrarias da UFPb, como parte dos requisitos do Curso de Pos-graduacao em Manejo de Solo e Agua, para obtencao do titulo de Mestre em Ciencia. Contem apendice CARTILHA RURAL Ensino-aprendizagem de solos com agricultores(as) de Mata Redonda, Remigio-PB. aLevantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Classificacao das terras no sistema de capacidade de uso; Classificacoes taxonomicas e tecnicas; Conceituacao do sistema; Categoria do sistema; Grupos de capacidade de uso; Classes de capacidade de uso; Subclasses de capacidade de uso; Unidades de capacidades de uso; Material e metodos; Caracterizacao do meio fisico; Levantamento utilitario do meio fisico e classificacao de terras no sistema de capacidade de uso; Coleta de amostra de solo; Classificacao de solos; Determinacoes analiticas; Analises fisicas; Analises quimicas; Resultados e discussao; Caracteristicas e propriedades dos solos; Tipos de solo; Fatores limitantes; Uso atual, declividade, textura, permeabilidade e erosao; Confronto de recomendacoes; Mapa base com as classes, subclasses e unidades de capacidade de uso; Sintese dos resultados obtidos por meio da aplicacao de questionario, por familia; Modelo do questionario aplicado na Comunidade de Mata Redonda, Remigio-PB; Ensino-aprendizagem de solos com agricultores e agricultoras de Mata Redonda, Remigio-PB; Planejamento e execucao; Tempo gasto nas etapas de planejamento, execucao e avaliacao do ensino; Questionario sintetico aplicado como recurso auxiliar ao levantamento do vocabulario minimo dos agricultores(as); Agricultores e agricultoras que participaram do processo de ensino-aprendizagem; Planejamento das aulas expositivo-dialogica; Discussao e avaliacao; Analise das aulas; Vocabulario minimo: palavras e expressoes geradoras; Primeira aula: a erosao do solo; Segunda aula: mapeamento da terra; Terceira aula: classificacao da terra; Detalhamento do planejamento das aulas; Nomes dos agricultores(as) que participaram dos ciclos de cultura; Descricao geral do perfil RFS; Resultados das analises fisicas e quimicas do perfil RFS; Resultados das analises fisicas e quimicas das lamelas dos perfis de solo RFS; Mineralogia da fracao areia total de horizontes e/ou lamelas de perfis de solo do sitio Mata Redonda, Remigio-PB; Cronica publicada no jornal O Estado de Sao Paulo, 7 de outubro de 1998; "Cartilha" construida a partir do contato com agricultores(as). aSolo aAgricultores aEnsino-aprendizagem aLevantamento utilitario aMata Redonda aParaiba aRemigio