Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
13/08/2012 |
Data da última atualização: |
13/08/2012 |
Autoria: |
SILVA, V. B. da; CARDOSO, R. de C. V. |
Título: |
Controle da qualidade higiênico-sanitária na recepção e no armazenamento de alimentos: um estudo em escolas públicas municipais de Salvador, Bahia. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 18, n. 1, p. 43-57, jan. 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo foi caracterizar o controle da qualidade higiênico-sanitária na recepção e no armazenamento de alimentos em três escolas da Coordenadoria Regional de Ensino de Pirajá, Salvador (Bahia). Para a coleta de dados foram utilizados: lista de verificação; entrevistas semi-estruturadas com diretores escolares, merendeiras e secretária escolar; observação participante e análise documental. Adotou-se a análise descritiva para avaliação dos dados da lista de verificação, e foram definidos 5 grupos de classificação para as escolas ? crítico, insatisfatório, regular, bom e excelente, de acordo com o percentual de adequação às legislações sanitárias vigentes. Todas as escolas foram classificadas em nível de atendimento insatisfatório, e os aspectos relativos às etapas de recepção dos alimentos e armazenamento de hortifrutigranjeiros foram os que mais contribuíram para o baixo nível de adequação global nas mesmas. Na perspectiva qualitativa, os discursos estavam em conformidade com as deficiências identificadas durante a observação participante e aplicação da lista de verificação. O desperdício de alimentos foi uma das principais implicações da falta de controle de qualidade nas etapas avaliadas. Os resultados evidenciam a necessidade de ações corretivas, que visem à promoção dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. |
Palavras-Chave: |
Segurança nutricional. |
Thesagro: |
Segurança Alimentar. |
Thesaurus Nal: |
Food security. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 02079naa a2200169 a 4500 001 1931129 005 2012-08-13 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, V. B. da 245 $aControle da qualidade higiênico-sanitária na recepção e no armazenamento de alimentos$bum estudo em escolas públicas municipais de Salvador, Bahia. 260 $c2011 520 $aTrata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, cujo objetivo foi caracterizar o controle da qualidade higiênico-sanitária na recepção e no armazenamento de alimentos em três escolas da Coordenadoria Regional de Ensino de Pirajá, Salvador (Bahia). Para a coleta de dados foram utilizados: lista de verificação; entrevistas semi-estruturadas com diretores escolares, merendeiras e secretária escolar; observação participante e análise documental. Adotou-se a análise descritiva para avaliação dos dados da lista de verificação, e foram definidos 5 grupos de classificação para as escolas ? crítico, insatisfatório, regular, bom e excelente, de acordo com o percentual de adequação às legislações sanitárias vigentes. Todas as escolas foram classificadas em nível de atendimento insatisfatório, e os aspectos relativos às etapas de recepção dos alimentos e armazenamento de hortifrutigranjeiros foram os que mais contribuíram para o baixo nível de adequação global nas mesmas. Na perspectiva qualitativa, os discursos estavam em conformidade com as deficiências identificadas durante a observação participante e aplicação da lista de verificação. O desperdício de alimentos foi uma das principais implicações da falta de controle de qualidade nas etapas avaliadas. Os resultados evidenciam a necessidade de ações corretivas, que visem à promoção dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 650 $aFood security 650 $aSegurança Alimentar 653 $aSegurança nutricional 700 1 $aCARDOSO, R. de C. V. 773 $tSegurança Alimentar e Nutricional, Campinas$gv. 18, n. 1, p. 43-57, jan. 2011.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|