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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
23/10/2020 |
Data da última atualização: |
26/10/2020 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
MELO, T. O. de; MARQUES, F. A.; WENDLING, I.; KOPKA, J.; ERBAN, A.; HANSEL, F. A. |
Afiliação: |
TAMIRES OLIVEIRA DE MELO, HERBARIUM; FRANCISCO ASSIS MARQUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA; IVAR WENDLING, CNPF; JOACHIM KOPKA, INSTITUTO MAX PLANCK, POTSDAM, ALEMANHA; ALEXANDER ERBAN, INSTITUTO MAX PLANCK, POTSDAM, ALEMANHA; FABRICIO AUGUSTO HANSEL, CNPF. |
Título: |
Compostos presentes em extrato metanólico de tecido foliar de erva-mate, por meio da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2020. |
Páginas: |
19 p. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 458). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) é uma espécie nativa da Floresta Ombrófila Mista, de grande importância socioeconômica, cultural e ambiental para a região Sul do Brasil, Paraguai e Argentina (Fowler; Sturion, 2000), de ocorrência natural no Brasil, Argentina, Paraguai e em algumas regiões do Uruguai (Oliveira; Rotta, 1985). A erva-mate é ingerida após o preparo de infusões das suas folhas verdes secas ou tostadas a quente ou a frio (Bracesco et al., 2011) e o seu consumo se deve principalmente ao sabor e aos diversos efeitos benéficos à saúde, devido à presença de compostos bioativos como as xantinas (e.g., cafeína) e compostos fenólicos (e.g., ácido clorogênico). Recentemente, a erva-mate vem ganhando destaque como produto de exportação brasileira para diversos países com potencial para o seu uso na indústria farmacêutica e alimentícia (Márquez et al., 2013; Cardozo Junior; Morand, 2016; Matei et al., 2016). Os plantios de erva-mate provenientes de sementes apresentam grande heterogeneidade, sendo a utilização da propagação vegetativa para a produção comercial de mudas um fator importante para a formação de plantios de alta produtividade e uniformidade, com possibilidade de melhoria da qualidade dos produtos obtidos em relação aos componentes bioativos, e possibilidade de produção de mudas durante todo o ano, por meio de plantas matrizes mantidas em viveiro, em sistemas de canaletão. |
Palavras-Chave: |
Erva-mate; Extrato metanólico; Tecido foliar. |
Thesagro: |
Cromatografia; Espectrometria; Ilex Paraguariensis; Produção; Propagação Vegetativa. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/216949/1/CT-458-1854-final-2.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
13/01/2005 |
Data da última atualização: |
13/01/2005 |
Autoria: |
OLIVEIRA, A. D.; SILVA, D. J.; PEREIRA, R. S. B. |
Afiliação: |
UFMS (Corumbá, MS); Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Contribuição pedagógica do programa Embrapa escola na formação de jovens educandos da cidade de Corumbá, MS. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Atualmente, começa-se a considerar a possibilidade de se estudar Educação Ambiental
como tema transversal, podendo ser inserido em todas as disciplinas das séries do ensino
fundamental ou do ensino médio. A preocupação com o equilíbrio dinâmico da natureza e
também com o processo de conscientização sobre as formas de preservação ao meio
ambiente compõe um cenário difuso, que precisa ser compreendido e discutido. O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa Embrapa Escola, realizado na Embrapa Pantanal. |
Palavras-Chave: |
Communication; Consciência ambiental; Pedagogia. |
Thesagro: |
Comunicação; Educação Ambiental. |
Thesaurus NAL: |
environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01337naa a2200217 a 4500 001 1811559 005 2005-01-13 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aOLIVEIRA, A. D. 245 $aContribuição pedagógica do programa Embrapa escola na formação de jovens educandos da cidade de Corumbá, MS. 260 $c2004 520 $aAtualmente, começa-se a considerar a possibilidade de se estudar Educação Ambiental como tema transversal, podendo ser inserido em todas as disciplinas das séries do ensino fundamental ou do ensino médio. A preocupação com o equilíbrio dinâmico da natureza e também com o processo de conscientização sobre as formas de preservação ao meio ambiente compõe um cenário difuso, que precisa ser compreendido e discutido. O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa Embrapa Escola, realizado na Embrapa Pantanal. 650 $aenvironmental education 650 $aComunicação 650 $aEducação Ambiental 653 $aCommunication 653 $aConsciência ambiental 653 $aPedagogia 700 1 $aSILVA, D. J. 700 1 $aPEREIRA, R. S. B. 773 $tIn: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM).
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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