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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Florestas. Para informações adicionais entre em contato com cnpf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
15/03/2010 |
Data da última atualização: |
24/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BONIN, E. F.; FRITZSONS, E.; CORREA, A. P. A. |
Afiliação: |
ELAINE FRITZSONS BONIN, FACULDADE DE AMERICANA; ELENICE FRITZSONS, CNPF; ANA PAULA ARAUJO CORREA, ESTUDANTE GRADUAÇÃO UNIANDRADE. |
Título: |
Estudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Educação Ambiental em Ação, n. 31, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01839naa a2200157 a 4500 001 1661217 005 2015-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBONIN, E. F. 245 $aEstudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aA percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. 650 $aEducação Ambiental 700 1 $aFRITZSONS, E. 700 1 $aCORREA, A. P. A. 773 $tEducação Ambiental em Ação$gn. 31, 2010.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
15/09/2003 |
Data da última atualização: |
28/04/2006 |
Autoria: |
SOSA-GOMEZ, D. R. |
Título: |
Linhas base de suscetibilidade de percevejos pragas da soja a inseticidas. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, 25., 2003, Uberaba. Resumos... Londrina: Embrapa Soja: EPAMIG: Fundação Triângulo, 2003. |
Páginas: |
p. 230-231. |
Série: |
(Embrapa Soja. Documentos, 209). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Organizado por Odilon Ferreira Saraiva, Regina Maria Villas Boas de Campos Leite. |
Conteúdo: |
As dificuldades de controle de percevejos podem ser devidas a problemas no momento da aplicação ou provocadas pela manifestação de resistência aos inseticidas. Assim, a determinação da concentração letal 50 (CL50) de cada espécie e a padronização apropriada dos métodos de bioensaios são úteis para realizar um controle dos níveis de suscetibilidade que ocorrem nas diversas espécies de percevejos e suas populações. As linhas base de suscetibilidade a inseticidas químicos foram determinadas para os adultos dos percevejos pragas da soja, provenientes do norte do Paraná. Os bioensaios foram realizados em frascos de vidro com indivíduos provenientes do campo e a técnica utilizada foi a de contato tarsal com resíduos dos agrotóxicos. Os inseticidas testados foram o monocrotofós e endosulfan. As CL50 do monocrofós variaram entre 0,02 a 0,25 ng /cm2 e a do endosulfan entre 77,21 e 265,84 ng/cm2. A espécies ordenadas desde a menos até a mais suscetível foram Dichelops sp., Nezara viridula, Piezodorus guildinii e Euschistus heros. A maior diferença de suscetibilidade foi observada entre Dichelops sp. e as demais espécies, sendo necessário no mínimo, duplicar concentrações dos inseticidas para alcançar níveis comparáveis de mortalidade.
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Categoria do assunto: |
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Marc: |
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Embrapa Soja (CNPSO) |
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