Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
17/12/2013 |
Data da última atualização: |
30/05/2017 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
MAIO, A. M. D. de. |
Afiliação: |
ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPAP. |
Título: |
O discurso midiático e o Pantanal brasileiro: a "descoberta" da presença humana e da cultura local. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
GONÇALVES, E. M. (Org.). Práticas comunicacionais: sujeitos em (re)ação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013. |
Páginas: |
p. 69-88. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Publicado também em: XIII Congresso Internacional Ibercom- Libro de Actas, Santiago de Compostela, 2013, p. 2046-2070. Disponível em: . Acesso em 02 maio 2016. |
Conteúdo: |
Conhecer regiões como o Pantanal e a Amazônia por meio do discurso midiático significa ter acesso a representações sociais ainda estereotipadas. Os dois biomas são tradicionalmente apresentados como pólos de natureza exuberante, ambientes inóspitos e sem presença humana. São reinos animais, vegetais e aquáticos onde inexistem produção econômica e avanços tecnológicos. A análise de discurso proposta nas próximas páginas avalia em que momento o não-dito sobre o Pantanal perpassa a fronteira do silêncio e começa a brotar nas páginas de grandes jornais brasileiros. |
Palavras-Chave: |
Aspectos sociais; Comunicação mercadológica; Cultura local; Linguagem; Sociedade midiática. |
Thesagro: |
Comunicação; Comunicação de Massa; Promoção social. |
Thesaurus NAL: |
Communication (human); Communication skills; Communications technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/142557/1/Midiatico.pdf
|
Marc: |
LEADER 01769naa a2200277 a 4500 001 1974183 005 2017-05-30 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMAIO, A. M. D. de 245 $aO discurso midiático e o Pantanal brasileiro$ba "descoberta" da presença humana e da cultura local.$h[electronic resource] 260 $c2013 300 $ap. 69-88. 500 $aPublicado também em: XIII Congresso Internacional Ibercom- Libro de Actas, Santiago de Compostela, 2013, p. 2046-2070. Disponível em: <http://www.estudosaudiovisuais.org/lusofonia/revision/ActasXIIICongresoIBERCOM.pdf>. Acesso em 02 maio 2016. 520 $aConhecer regiões como o Pantanal e a Amazônia por meio do discurso midiático significa ter acesso a representações sociais ainda estereotipadas. Os dois biomas são tradicionalmente apresentados como pólos de natureza exuberante, ambientes inóspitos e sem presença humana. São reinos animais, vegetais e aquáticos onde inexistem produção econômica e avanços tecnológicos. A análise de discurso proposta nas próximas páginas avalia em que momento o não-dito sobre o Pantanal perpassa a fronteira do silêncio e começa a brotar nas páginas de grandes jornais brasileiros. 650 $aCommunication (human) 650 $aCommunication skills 650 $aCommunications technology 650 $aComunicação 650 $aComunicação de Massa 650 $aPromoção social 653 $aAspectos sociais 653 $aComunicação mercadológica 653 $aCultura local 653 $aLinguagem 653 $aSociedade midiática 773 $tGONÇALVES, E. M. (Org.). Práticas comunicacionais: sujeitos em (re)ação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |