01769naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501290008226000090021130000140022050002540023452005950048865000260108365000250110965000300113465000180116465000270118265000220120965300210123165300330125265300180128565300140130365300250131777301490134219741832017-05-30 2013 bl uuuu u00u1 u #d1 aMAIO, A. M. D. de aO discurso midiático e o Pantanal brasileiroba "descoberta" da presença humana e da cultura local.h[electronic resource] c2013 ap. 69-88. aPublicado também em: XIII Congresso Internacional Ibercom- Libro de Actas, Santiago de Compostela, 2013, p. 2046-2070. Disponível em: <http://www.estudosaudiovisuais.org/lusofonia/revision/ActasXIIICongresoIBERCOM.pdf>. Acesso em 02 maio 2016. aConhecer regiões como o Pantanal e a Amazônia por meio do discurso midiático significa ter acesso a representações sociais ainda estereotipadas. Os dois biomas são tradicionalmente apresentados como pólos de natureza exuberante, ambientes inóspitos e sem presença humana. São reinos animais, vegetais e aquáticos onde inexistem produção econômica e avanços tecnológicos. A análise de discurso proposta nas próximas páginas avalia em que momento o não-dito sobre o Pantanal perpassa a fronteira do silêncio e começa a brotar nas páginas de grandes jornais brasileiros. aCommunication (human) aCommunication skills aCommunications technology aComunicação aComunicação de Massa aPromoção social aAspectos sociais aComunicação mercadológica aCultura local aLinguagem aSociedade midiática tGONÇALVES, E. M. (Org.). Práticas comunicacionais: sujeitos em (re)ação. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.