|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
31/01/2024 |
Data da última atualização: |
31/01/2024 |
Autoria: |
PASQUIM, P. DA S.; CORREIA, S. DE S.; BRUZAROSKI, S. R.; FAGNANI, R.; ALEGRO, L. A.; SANTANA, E. H. W. DE. |
Afiliação: |
PAMELA DA SILVA PASQUIM, UNIVERSIDADE PITÁGORAS; SELMA DE SOUZA CORREIA, UNIVERSIDADE PITÁGORAS; SAMERA RAFAELA BRUZAROSKI, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ; RAFAEL FAGNANI, UNIVERSIDADE PITÁGORAS; LUÍSA ARAGON ALEGRO, ST. JAMES' INTERNATIONAL SCHOOL; ELSA HELENA WALTER DE SANTANA, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ. |
Título: |
Is there a market for goat dairy products in the state of Paraná, Brazil? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 40, e27318, 2023. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27318 |
Idioma: |
Inglês |
Notas: |
Título em português: Há mercado para produtos lácteos caprinos no estado do Paraná, Brasil? |
Conteúdo: |
ABSTRACT - The objective of this work was to evaluate people’s knowledge and consumption habits regarding goat milk and dairy products, as well the availability of these products in three municipalities (Londrina, Maringá, and Arapongas) in the northern region of the state of Paraná, Brazil, selected for convenience and because they are located close to the state of São Paulo, a major market that includes dairy consumption. To do this, a semi-open form, with 31 questions and hosted on Google Forms, was used. Among the 247 respondents, 47% said they did not know the difference between goat and cow milk. Images of goat UHT milk and cheese were associated (69%) with positive words or interest. The prevalence of goat dairy product consumption was associated with age group (higher milk consumption from 31 years of age and of dairy products from 41 to 60 years) and family income (46% up to three minimum wages and 27% from four to six). Cheese consumption was also associated with the number of inhabitants of the municipality and with their level of schooling. Most of the people who consume or have consumed goat milk (raw, pasteurized, long life, and powdered) and/or dairy products were motivated by taste or recommendations from friends and doctors, in this order. The main reasons pointed out for non-consumption were the lack of knowledge about this dairy product and lack of habit. Goat UHT milk and milk powder were available in all evaluated municipalities, but cheeses were found only in the two largest ones. The studied region is a potential market for the sale of goat milk products. Therefore, publicizing the health benefits of these products, through online and offline marketing strategies, as well as increasing their availability in the markets, should be taken into account. RESUMO - O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e os hábitos de consumo das pessoas referentes ao leite caprino e aos seus derivados, bem como a disponibilidade desses produtos em três municípios (Londrina, Maringá e Arapongas) da região norte do estado do Paraná, Brasil, selecionados por conveniência e por estarem localizados próximos ao estado de São Paulo, um grande mercado que inclui o consumo de laticínios. Para isto, foi aplicado um formulário semiaberto, com 31 questões, hospedado no Google Forms. Entre os 247 entrevistados, 47% afirmaram não saber a diferença entre os leites de cabra e de vaca. Imagens de leite UHT e de queijos caprinos foram associadas (69%) a palavras positivas ou interesse. A prevalência do consumo de produtos láteos caprinos foi associada à faixa etária (maior consumo de leite a partir de 31 anos e de derivados de 41 a 60 anos) e ao rendimento familiar (46% até três salários mínimos e 27% de quatro a seis). O consumo de queijos também foi associado ao número de habitantes do município e ao seu nível de escolaridade. A maioria das pessoas que consomem ou já consumiram leite (cru, pasteurizado, longa vida ou em pó) e/ou derivados caprinos foram motivados pelo sabor ou por indicações de amigos ou médicos, nesta ordem. As principais razões apontadas para o não consumo foram a falta de conhecimento deste tipo de lácteo e a falta de hábito. Leites caprino UHT e em pó estavam disponíveis em todos os municípios avaliados, mas os queijos foram encontrados somente nos dois mais populosos. A região estudada é um mercado potencial para a venda de produtos lácteos de cabra. Portanto, deve-se considerar a divulgação dos benefícios destes produtos para a saúde, por meio de estratégias de marketing online e offline, além da sua maior disponibilização nos mercados MenosABSTRACT - The objective of this work was to evaluate people’s knowledge and consumption habits regarding goat milk and dairy products, as well the availability of these products in three municipalities (Londrina, Maringá, and Arapongas) in the northern region of the state of Paraná, Brazil, selected for convenience and because they are located close to the state of São Paulo, a major market that includes dairy consumption. To do this, a semi-open form, with 31 questions and hosted on Google Forms, was used. Among the 247 respondents, 47% said they did not know the difference between goat and cow milk. Images of goat UHT milk and cheese were associated (69%) with positive words or interest. The prevalence of goat dairy product consumption was associated with age group (higher milk consumption from 31 years of age and of dairy products from 41 to 60 years) and family income (46% up to three minimum wages and 27% from four to six). Cheese consumption was also associated with the number of inhabitants of the municipality and with their level of schooling. Most of the people who consume or have consumed goat milk (raw, pasteurized, long life, and powdered) and/or dairy products were motivated by taste or recommendations from friends and doctors, in this order. The main reasons pointed out for non-consumption were the lack of knowledge about this dairy product and lack of habit. Goat UHT milk and milk powder were available in all evaluated municipalities, but cheeses were found o... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Comercialização; Consumo; Leite de Cabra; Produto Derivado do Leite. |
Thesaurus Nal: |
Dairy consumption; Dairy products; Goat milk; Marketing. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1161504/1/Market-goat-dairy-products-2023.pdf
|
Marc: |
LEADER 04657naa a2200301 a 4500 001 2161504 005 2024-01-31 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2023.v40.27318$2DOI 100 1 $aPASQUIM, P. DA S. 245 $aIs there a market for goat dairy products in the state of Paraná, Brazil?$h[electronic resource] 260 $c2023 500 $aTítulo em português: Há mercado para produtos lácteos caprinos no estado do Paraná, Brasil? 520 $aABSTRACT - The objective of this work was to evaluate people’s knowledge and consumption habits regarding goat milk and dairy products, as well the availability of these products in three municipalities (Londrina, Maringá, and Arapongas) in the northern region of the state of Paraná, Brazil, selected for convenience and because they are located close to the state of São Paulo, a major market that includes dairy consumption. To do this, a semi-open form, with 31 questions and hosted on Google Forms, was used. Among the 247 respondents, 47% said they did not know the difference between goat and cow milk. Images of goat UHT milk and cheese were associated (69%) with positive words or interest. The prevalence of goat dairy product consumption was associated with age group (higher milk consumption from 31 years of age and of dairy products from 41 to 60 years) and family income (46% up to three minimum wages and 27% from four to six). Cheese consumption was also associated with the number of inhabitants of the municipality and with their level of schooling. Most of the people who consume or have consumed goat milk (raw, pasteurized, long life, and powdered) and/or dairy products were motivated by taste or recommendations from friends and doctors, in this order. The main reasons pointed out for non-consumption were the lack of knowledge about this dairy product and lack of habit. Goat UHT milk and milk powder were available in all evaluated municipalities, but cheeses were found only in the two largest ones. The studied region is a potential market for the sale of goat milk products. Therefore, publicizing the health benefits of these products, through online and offline marketing strategies, as well as increasing their availability in the markets, should be taken into account. RESUMO - O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento e os hábitos de consumo das pessoas referentes ao leite caprino e aos seus derivados, bem como a disponibilidade desses produtos em três municípios (Londrina, Maringá e Arapongas) da região norte do estado do Paraná, Brasil, selecionados por conveniência e por estarem localizados próximos ao estado de São Paulo, um grande mercado que inclui o consumo de laticínios. Para isto, foi aplicado um formulário semiaberto, com 31 questões, hospedado no Google Forms. Entre os 247 entrevistados, 47% afirmaram não saber a diferença entre os leites de cabra e de vaca. Imagens de leite UHT e de queijos caprinos foram associadas (69%) a palavras positivas ou interesse. A prevalência do consumo de produtos láteos caprinos foi associada à faixa etária (maior consumo de leite a partir de 31 anos e de derivados de 41 a 60 anos) e ao rendimento familiar (46% até três salários mínimos e 27% de quatro a seis). O consumo de queijos também foi associado ao número de habitantes do município e ao seu nível de escolaridade. A maioria das pessoas que consomem ou já consumiram leite (cru, pasteurizado, longa vida ou em pó) e/ou derivados caprinos foram motivados pelo sabor ou por indicações de amigos ou médicos, nesta ordem. As principais razões apontadas para o não consumo foram a falta de conhecimento deste tipo de lácteo e a falta de hábito. Leites caprino UHT e em pó estavam disponíveis em todos os municípios avaliados, mas os queijos foram encontrados somente nos dois mais populosos. A região estudada é um mercado potencial para a venda de produtos lácteos de cabra. Portanto, deve-se considerar a divulgação dos benefícios destes produtos para a saúde, por meio de estratégias de marketing online e offline, além da sua maior disponibilização nos mercados 650 $aDairy consumption 650 $aDairy products 650 $aGoat milk 650 $aMarketing 650 $aComercialização 650 $aConsumo 650 $aLeite de Cabra 650 $aProduto Derivado do Leite 700 1 $aCORREIA, S. DE S. 700 1 $aBRUZAROSKI, S. R. 700 1 $aFAGNANI, R. 700 1 $aALEGRO, L. A. 700 1 $aSANTANA, E. H. W. DE 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia$gv. 40, e27318, 2023.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Hortaliças. |
Data corrente: |
27/12/2011 |
Data da última atualização: |
31/10/2018 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
FERNANDES-ACIOLI, N. A. N.; FONSECA, M. E. N.; PEREIRA-CARVALHO, R. C.; FONTENELE, R. S.; LACORTE, C.; RIBEIRO, S. G.; BOITEUX, L. S. |
Afiliação: |
N. A. N. FERNANDES-ACIOLI, UNB; MARIA ESTHER DE N FONSECA BOITEUX, CNPH; R. C. PEREIRA-CARVALHO, UNB; R. S. FONTENELE; C. LACORTE.; S. G. RIBEIRO; LEONARDO SILVA BOITEUX, CNPH. |
Título: |
Sequência completa do DNA-A de uma nova espécie de Begomovirus infectando tomateiro no Estado de Tocantins, Brasil. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, p. 1402, 2011. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo 1381. Suplemento. Edição dos resumos do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. |
Conteúdo: |
O presente trabalho visou caracterizar uma nova espécie de Begomovirus detectada infectando tomateiro (Solanum lycopersicum L.) no Estado de Tocantins. |
Thesagro: |
Doença de Planta; Tomate. |
Thesaurus NAL: |
Begomovirus. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/51271/1/1381.pdf
|
Marc: |
LEADER 00987nam a2200241 a 4500 001 1910940 005 2018-10-31 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERNANDES-ACIOLI, N. A. N. 245 $aSequência completa do DNA-A de uma nova espécie de Begomovirus infectando tomateiro no Estado de Tocantins, Brasil. 260 $aTropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, p. 1402$c2011 300 $c1 CD-ROM. 500 $aResumo 1381. Suplemento. Edição dos resumos do 44º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. 520 $aO presente trabalho visou caracterizar uma nova espécie de Begomovirus detectada infectando tomateiro (Solanum lycopersicum L.) no Estado de Tocantins. 650 $aBegomovirus 650 $aDoença de Planta 650 $aTomate 700 1 $aFONSECA, M. E. N. 700 1 $aPEREIRA-CARVALHO, R. C. 700 1 $aFONTENELE, R. S. 700 1 $aLACORTE, C. 700 1 $aRIBEIRO, S. G. 700 1 $aBOITEUX, L. S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Hortaliças (CNPH) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
|
Registro completo
Biblioteca(s): |
Catálogo Coletivo de Periódicos Embrapa; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Oriental. |
Identificador: |
935 |
Data corrente: |
09/05/2002 |
Data da última atualização: |
25/05/2015 |
Código do título: |
0905093 |
ISSN: |
0102-6771 |
Código CCN: |
006226-X |
Título e Subtítulo: |
ANUARIO ESTATISTICO DO AMAPA |
Entidade: |
Secretaria de Planejamento e Coordenacao |
Local de publicação: |
Macapa, AP |
Periodicidade: |
Anual |
Inicio de publicação: |
1952 |
Coleções da unidade: |
Embrapa Amapá 1982 (30); 1983 (31); 1984 (32); 1985 (33); 1986 (34); 1987 (35); 1988 (36); 1989 (37); 1990 (37); 1991 (38); 1992 (39); 1993-1994 (40) 1995-1997 41 (CD 00066); 1998-2000 (42) (CD 0048)
Embrapa Amazônia Oriental 1973 21; 1979 27; 1982 30; 1983 31; 1984 32; 1985 33; 1986 34; 1987 35; 1988 36; 1989 37; 1991 38 Classificação: 318.11605A1 |
|
Fechar
|
|
|