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Registros recuperados : 25 | |
4. | | PINHEIRO, C. L.; BOAVISTA, L. da R.; GOULART, C. G.; TRINDADE, J. P. P.; BORBA, M. F. S. Efeito do pastejo na disponibilidade de matéria seca de um campo natural da Serra do Sudeste, Pinheiro Machado - RS. 2012. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 63., 2012, Joinville. Botânica frente às mudanças globais: anais. [São Paulo]: Sociedade Botânica do Brasil, 2012. Disponível online. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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6. | | PAMPLONA, N.; VOLK, L. B. da S.; TRINDADE, J. P. P.; SCHERER, N.; BRUM, H. P.; PINHEIRO, C. L. Representatividade da amostragem de resistência do solo à penetração em uma pastagem natural. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 4., 2014, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2014. p. 28. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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8. | | SCHERER, N.; VOLK, L. B. da S.; TRINDADE, J. P. P.; PAMPLONA, N.; BRUM, H. P.; PINHEIRO, C. L. Estrutura da vegetação natural campestre e taxa de infiltração de água no solo. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 4., 2014, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2014. p. 27. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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9. | | POLINO, R. do C.; PINHEIRO, C. L.; NUNES, I. G.; OLIVEIRA, N. M. de; PEREZ, N. B. Uso de hipoclorito de sódio na superação da dormência de sementes de espécies forrageiras. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 12., 2022, Bagé, RS. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2022. p. 25. Ana Cristina Mazzocato, editora técnica. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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10. | | PINHEIRO, C. L.; ROCHA, D. S. da; BOAVISTA, L. da R.; GOULART, C. G.; TRINDADE, J. P. P. Variação temporal de NDVI em um campo natural da Serra do Sudeste, Pinheiro Machado - RS. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 63., 2012, Joinville. Botânica frente às mudanças globais: anais. [São Paulo]: Sociedade Botânica do Brasil, 2012. p. 53. Online. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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12. | | SEIBERT, L.; GOULART, C. G.; BOAVISTA, L. da R.; QUADROS, F. L. F. de; TRINDADE, J. P. P.; PINHEIRO, C. L.; JASKULSKI, G. F.; DUTRA, G. M. Estudo fitossociológico de espécies nativas do bioma Pampa no período de primavera na região do Alto Camaquã. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 11.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA, 1., 2013, Porto Seguro. Biodiversidade e sustentabilidade: anais. São Paulo: SEB, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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15. | | VOLK, L. B. da S.; TRINDADE, J. P. P.; SOARES, T. R.; JASKULSKI, G. F.; FREITAS, O.; PAMPLONA, N.; SCHERER, N.; PINHEIRO, C. L. Atributos físicos de solo em diferentes estruturas de vegetação de campo nativo sob pastejo. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 10., 2014, Pelotas. Fatos e mitos em ciência do solo. Pelotas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; UFPEL, 2014. 1 pen drive. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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16. | | JASKULSKI, G. F.; DUTRA, J. G.; SOARES, T. R.; VOLK, L. B. da S.; TRENTIN, G.; TRINDADE, J. P. P.; PINHEIRO, C. L. Massa seca de raízes de Paspalum notatum e Axonopus argentinus com três manejos distintos. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 3., 2013, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2013. p. 14. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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17. | | VIDART, R. D.; BORBA, M. F. S.; NUNES, G. D.; GOULART, C. G.; PINHEIRO, C. L.; FREITAS, R. P. de; TRINDADE, J. P. P. Levantamento quantitativo de larvas do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) Microplus em caixas experimentais de campo nativo. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 9., 2011, Bagé, RS. Anais Congrega URCAMP 2011. Bagé: URCAMP, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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18. | | GOULART, C. G.; SEIBERT, L.; BOAVISTA, L. da R.; QUADROS, F. L. F. de; TRINDADE, J. P. P.; PINHEIRO, C. L.; JASKULSKI, G. F.; DUTRA, G. M. Fitossociologia de espécies nativas no período de verão no território do Alto Camaquã URS. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 11.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA, 1., 2013, Porto Seguro. Biodiversidade e sustentabilidade: anais. São Paulo: SEB, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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19. | | FRANKE, I. L.; FURTADO, S. C.; PINHEIRO, C. L. S.; SILVA, M. P.; FRANÇA, M. D. S. de; GARCIA, J. H.; MELO, A. da S. Extensão e difusão de sistemas silvipastoris em pequenas propriedades de criadores de gado bovino no Estado do Acre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 4., 2002, Ilhéus. Sistemas agroflorestais, tendência da agricultura ecológica nos trópicos: sustento da vida e sustento de vida. Ilhéus: CEPLAC, 2004. 3 p. 1 CD ROM. Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
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20. | | VIDART, R. D.; NUNES, G. D.; GOULART, C. G.; PINHEIRO, C. L.; FREITAS, R. P. de; TRINDADE, J. P. P.; BORBA, M. F. S. Estratégias de ação desenvolvidas pelo Laboratório em Estudo de Agroecologia e Recursos Naturais (LABECO). Revista Congrega Urcamp, Bagé, v. 7, n. 7, p. 26, out. 2011. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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Registros recuperados : 25 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. MenosA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Docência; Hortas orgânicas. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
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Marc: |
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