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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
22/12/2022 |
Data da última atualização: |
06/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
GOTTSCHALK, L. M. F.; LIMA, J. P.; NOGUEIRA, R. I.; PENHA, E. das M.; COSTA, S. D. de O.; FREITAS, S. C. de; SANTOS, K. M. O. dos. |
Afiliação: |
LEDA MARIA FORTES GOTTSCHALK, CTAA; JANINE PASSOS LIMA DA SILVA, CTAA; REGINA ISABEL NOGUEIRA, CTAA; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA; SIMONE DUARTE DE OLIVEIRA COSTA, CTAA; SIDINEA CORDEIRO DE FREITAS, CTAA; KARINA MARIA OLBRICH DOS SANTOS, CTAA. |
Título: |
Produção de fermento lático nacional usando a cepa Lactiplantibacillus plantarum TRA061675. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2022. |
Páginas: |
6 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 247). |
ISSN: |
0103 5231 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ODS 3. |
Conteúdo: |
O presente trabalho descreve a obtenção de um fermento lático em pó potencialmente probiótico, a partir de uma biomassa de Lactobacillus plantarum BRM061675 produzida em biorreator de 10 L, com meio contendo 50 g/L de soro de leite WPC 35. O fermento líquido desidratado por atomização em spray dryer piloto é produzido utilizando soro de leite como agente encapsulante. O estudo da vida de prateleira realizado em amostras armazenadas sob refrigeração (6 °C) e sob congelamento (-15°C) mostra que o fermento é estável, com contagem de microrganismos viáveis de 9 log UFC/g, após seis meses de armazenamento em ambas as condições de armazenagem. O fermento obtido pode se tornar uma alternativa nacional aos fermentos láticos importados atualmente disponíveis no mercado. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; Objetivo de desenvolvimento sustentável; Produção de fermento; Saúde e bem estar; Selo ODS 3; Spray dryer; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Fermento Lático; Soro de Leite. |
Thesaurus Nal: |
Lactobacillus plantarum. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1150305/1/CP-05-22-CT-247-pronto.pdf
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Marc: |
LEADER 01876nam a2200349 a 4500 001 2150305 005 2023-01-06 008 2022 bl uuuu u0uu1 u #d 022 $a0103 5231 100 1 $aGOTTSCHALK, L. M. F. 245 $aProdução de fermento lático nacional usando a cepa Lactiplantibacillus plantarum TRA061675.$h[electronic resource] 260 $aRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos$c2022 300 $a6 p. 490 $a(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 247). 500 $aODS 3. 520 $aO presente trabalho descreve a obtenção de um fermento lático em pó potencialmente probiótico, a partir de uma biomassa de Lactobacillus plantarum BRM061675 produzida em biorreator de 10 L, com meio contendo 50 g/L de soro de leite WPC 35. O fermento líquido desidratado por atomização em spray dryer piloto é produzido utilizando soro de leite como agente encapsulante. O estudo da vida de prateleira realizado em amostras armazenadas sob refrigeração (6 °C) e sob congelamento (-15°C) mostra que o fermento é estável, com contagem de microrganismos viáveis de 9 log UFC/g, após seis meses de armazenamento em ambas as condições de armazenagem. O fermento obtido pode se tornar uma alternativa nacional aos fermentos láticos importados atualmente disponíveis no mercado. 650 $aLactobacillus plantarum 650 $aFermento Lático 650 $aSoro de Leite 653 $aAgenda 2030 653 $aObjetivo de desenvolvimento sustentável 653 $aProdução de fermento 653 $aSaúde e bem estar 653 $aSelo ODS 3 653 $aSpray dryer 653 $aSustentabilidade 700 1 $aLIMA, J. P. 700 1 $aNOGUEIRA, R. I. 700 1 $aPENHA, E. das M. 700 1 $aCOSTA, S. D. de O. 700 1 $aFREITAS, S. C. de 700 1 $aSANTOS, K. M. O. dos
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Biblioteca |
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Registro |
Volume |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Gado de Corte. Para informações adicionais entre em contato com cnpgc.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Corte. |
Data corrente: |
23/03/2012 |
Data da última atualização: |
23/03/2012 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
AZEVEDO, D. B. de; RANGEL, L. A. A. da S.; COSTA, F. P.; MALAFAIA, G. C. |
Afiliação: |
DENISE BARROS DE AZEVEDO, UNIDERP; LIANE APARECIDA AIRES DA SILVA RANGEL, FACULDADE DA SERRA GAUCHA, CAXIAS DO SUL - RS; FERNANDO PAIM COSTA, CNPGC; GUILHERME CUNHA MALAFAIA, CNPGC. |
Título: |
Estratégias Competitivas na Avicultura de Postura: O Caso do Centro de Distribuição da Big Dutchma. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento : anais. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2011. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM |
Idioma: |
Português |
Notas: |
SOBER 2011 |
Conteúdo: |
Este estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição da Big Dutchman em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a Big Dutchman adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido. |
Palavras-Chave: |
Avicultura de Postura; Big Dutchman; Centro de distribuição; Estratégias; Forças competitivas. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02368nam a2200229 a 4500 001 1920046 005 2012-03-23 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aAZEVEDO, D. B. de 245 $aEstratégias Competitivas na Avicultura de Postura$bO Caso do Centro de Distribuição da Big Dutchma. 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento : anais. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural$c2011 300 $c1 CD-ROM 500 $aSOBER 2011 520 $aEste estudo aborda a questão das estratégias envolvidas no processo de importação de gaiolas para aves de postura, direcionadas ao centro de distribuição da Big Dutchman em Araraquara, São Paulo. Identifica as razões que levam uma empresa multinacional a aumentar seus investimentos no Brasil, onde está implantando um centro de distribuição (CD). Para estudar as estratégias envolvidas no processo, realizou-se pesquisa exploratória sobre o atual processo logístico da empresa, buscando identificar tais estratégias e as vantagens do novo processo. O trabalho apoia-se nas cinco forças competitivas de Porter, na análise SWOT, nas estratégias genéricas adotadas para obtenção de retorno sobre os investimentos e ainda, fundamenta-se em temas como, importação, logística, armazenagem e centro de distribuição. A pesquisa demonstra que a implantação do CD envolve a estratégia de inserção do produto no mercado nacional, especificamente em São Paulo, onde está o maior mercado de aves de postura do País. Para obter vantagem competitiva, a Big Dutchman adota ainda a estratégia genérica da diferenciação, com foco em tecnologia e qualidade do produto. Apesar dos altos custos da construção e manutenção do CD representarem uma barreira de entrada no mercado, o investimento não representa risco financeiro, já que aumentará a demanda pelo produto, resultando maior retorno sobre o capital investido. 653 $aAvicultura de Postura 653 $aBig Dutchman 653 $aCentro de distribuição 653 $aEstratégias 653 $aForças competitivas 700 1 $aRANGEL, L. A. A. da S. 700 1 $aCOSTA, F. P. 700 1 $aMALAFAIA, G. C.
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Embrapa Gado de Corte (CNPGC) |
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