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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
17/12/2014 |
Data da última atualização: |
20/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
TOSTO, S. G.; ALVES. J. M.; TORRES, D. A. P.; LIMA FILHO, J. R. de. |
Afiliação: |
SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; JAENES MIRANDA ALVES, UESC; DANIELLE ALENCAR PARENTE TORRES, CECAT; JOAQUIM RAIMUNDO DE LIMA FILHO, SGE. |
Título: |
Competitividade do etanol em áreas tradicional e de expansão na região Centro-Sul. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Informe Gepec, Toledo, v. 18, n. 2, p. 51-65, jul./dez. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A cadeia do agronegócio da cana-de-açúcar é uma das que mais têm contribuído para o crescimento econômico do Brasil. Na safra de 2010-2011, foram plantados 8,1 milhões de hectares e produzidos28 bilhões de litros de etanol, e na safra de 2011-2012, a produção prevista é de 33 bilhões de litros, o que elevaria o Brasil a maior produtor mundial de etanol. Este trabalho tem como objetivo verificar a competitividade do etanol brasileiro usando como instrumento a matriz de análise política (MAP), desenvolvida por Monke e Pearson (1989), e considerando uma área de cultivo tradicional e outra área de expansão da cana-de-açúcar. Os resultados mostram que as lucratividades privada e social foram positivas, o que indica competitividade e eficiência econômica dessas cadeias, respectivamente. A cadeia do etanol em área tradicional foi a mais competitiva e de maior eficiência econômica, por apresentar maior valor em ambas as lucratividades. As transferências associadas à produção para as cadeias apresentaram valores positivos. O maior valor positivo na cadeia da área tradicional reflete os altos preços ou as receitas privadas nessa cadeia, indicando que há transferência positiva da sociedade para o setor produtor. |
Palavras-Chave: |
Desenvolvimento regional; Indicadores privado e social; Matriz de análise política. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/118299/1/4258.pdf
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Marc: |
LEADER 01875naa a2200193 a 4500 001 2002835 005 2015-02-20 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTOSTO, S. G. 245 $aCompetitividade do etanol em áreas tradicional e de expansão na região Centro-Sul.$h[electronic resource] 260 $c2014 520 $aA cadeia do agronegócio da cana-de-açúcar é uma das que mais têm contribuído para o crescimento econômico do Brasil. Na safra de 2010-2011, foram plantados 8,1 milhões de hectares e produzidos28 bilhões de litros de etanol, e na safra de 2011-2012, a produção prevista é de 33 bilhões de litros, o que elevaria o Brasil a maior produtor mundial de etanol. Este trabalho tem como objetivo verificar a competitividade do etanol brasileiro usando como instrumento a matriz de análise política (MAP), desenvolvida por Monke e Pearson (1989), e considerando uma área de cultivo tradicional e outra área de expansão da cana-de-açúcar. Os resultados mostram que as lucratividades privada e social foram positivas, o que indica competitividade e eficiência econômica dessas cadeias, respectivamente. A cadeia do etanol em área tradicional foi a mais competitiva e de maior eficiência econômica, por apresentar maior valor em ambas as lucratividades. As transferências associadas à produção para as cadeias apresentaram valores positivos. O maior valor positivo na cadeia da área tradicional reflete os altos preços ou as receitas privadas nessa cadeia, indicando que há transferência positiva da sociedade para o setor produtor. 653 $aDesenvolvimento regional 653 $aIndicadores privado e social 653 $aMatriz de análise política 700 1 $aALVES. J. M. 700 1 $aTORRES, D. A. P. 700 1 $aLIMA FILHO, J. R. de 773 $tInforme Gepec, Toledo$gv. 18, n. 2, p. 51-65, jul./dez. 2014.
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
11/08/2008 |
Data da última atualização: |
30/11/2009 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
MAGALHÃES, H. A. de. |
Afiliação: |
Hélio Augusto de Magalhães, Embrapa Pantanal. |
Título: |
Jornalismo científico em instituição de pesquisa: o dilema entre o segredo e a divulgação. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002. |
Páginas: |
3 p. |
Série: |
(Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 17). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Formato eletrônico. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAP/56448/1/ADM017.pdf
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Marc: |
LEADER 00475nam a2200133 a 4500 001 1812735 005 2009-11-30 008 2002 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMAGALHÃES, H. A. de 245 $aJornalismo científico em instituição de pesquisa$bo dilema entre o segredo e a divulgação.$h[electronic resource] 260 $aCorumbá: Embrapa Pantanal$c2002 300 $a3 p. 490 $a(Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 17). 500 $aFormato eletrônico.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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