01875naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501130007726000090019052012580019965300290145765300330148665300330151970000170155270000210156970000250159077300660161520028352015-02-20 2014 bl uuuu u00u1 u #d1 aTOSTO, S. G. aCompetitividade do etanol em áreas tradicional e de expansão na região Centro-Sul.h[electronic resource] c2014 aA cadeia do agronegócio da cana-de-açúcar é uma das que mais têm contribuído para o crescimento econômico do Brasil. Na safra de 2010-2011, foram plantados 8,1 milhões de hectares e produzidos28 bilhões de litros de etanol, e na safra de 2011-2012, a produção prevista é de 33 bilhões de litros, o que elevaria o Brasil a maior produtor mundial de etanol. Este trabalho tem como objetivo verificar a competitividade do etanol brasileiro usando como instrumento a matriz de análise política (MAP), desenvolvida por Monke e Pearson (1989), e considerando uma área de cultivo tradicional e outra área de expansão da cana-de-açúcar. Os resultados mostram que as lucratividades privada e social foram positivas, o que indica competitividade e eficiência econômica dessas cadeias, respectivamente. A cadeia do etanol em área tradicional foi a mais competitiva e de maior eficiência econômica, por apresentar maior valor em ambas as lucratividades. As transferências associadas à produção para as cadeias apresentaram valores positivos. O maior valor positivo na cadeia da área tradicional reflete os altos preços ou as receitas privadas nessa cadeia, indicando que há transferência positiva da sociedade para o setor produtor. aDesenvolvimento regional aIndicadores privado e social aMatriz de análise política1 aALVES. J. M.1 aTORRES, D. A. P.1 aLIMA FILHO, J. R. de tInforme Gepec, Toledogv. 18, n. 2, p. 51-65, jul./dez. 2014.