|
|
Registros recuperados : 21 | |
3. | | GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; SOUZA, E. H. de; SOUZA, F. V. D. Mercado do abacaxi ornamental: atributos importantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
6. | | PEDREIRA, E. M.; CARDOSO, C. E. L.; GUERREIRO, M. S. S.; ALMEIDA, O. Á. de; SOUZA, L. F. da S. Custo de produção do abacaxi 'Pérola' irrigado em condições de risco, no Estado da Bahia. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco, AC. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Rio Branco, AC: SOBER, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
7. | | CARVALHO, J. E. B. de; AZEVEDO, C. L. L.; CARDOSO, C. E. L.; SHIBATA, R. T.; GUERREIRO, M. S. S. Frutas Selecta Brasil chegam ao consumidor baiano. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 11.; SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA, 3., 2009, Petrolina. PI Brasil: [anais...]. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2009. 1 CD-ROM. Marketing e comercialização. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
12. | | GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; PEDREIRA, E. M.; OLIVEIRA, J. L. de. Mercado de mandioca no município de Santa Cruz de Cabrália (BA). Revista Raízes e Amidos Tropicais, Botucatu, v. 5, p. 1117-1122, jul. 2009. 1 CD-ROM. Edição dos Anais do XIII Congresso Brasileiro de Mandioca; VII Workshop sobre Tecnologia em Agroindústrias de Tuberosas Tropicais. Botucatu, jul. 2009. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
14. | | GUERREIRO, M. S. S.; SOUZA, E. H. de; CARDOSO, C. E. L.; SOUZA, F. V. D.; PEDREIRA, E. M.; SANTOS, O. S. N.; SILVA, M. de J. da. Atributos relevantes no mercado do abacaxi ornamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
15. | | ALVES, C. V. O.; GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; OLIVEIRA, J. L. de; CARMO, A. S. do. Mercado de abacaxi no Extremo Sul da Bahia: um estudo de caso dos bares e restaurantes do município de Porto Seguro (BA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória, ES. Anais... Caçador, SC: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. 1 DVD. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
| |
16. | | ALVES, C. V. O.; GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; OLIVEIRA, J. L. de; CARMO, A. S. do. Mercado de abacaxi no Extremo Sul da Bahia: um estudo de caso dos bares e restaurantes do município de Porto Seguro (BA). In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 2., 2008, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2008. RESUMO_0183. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
17. | | PEDREIRA, E. M.; GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; OLIVEIRA, J. L. de; DOMINGUES, S. G. S. Mercado de abacaxi no Município de Porto Seguro (BA). IN: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória, ES. Anais... Caçador, SC: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
| |
18. | | PEDREIRA, E. M.; GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; OLIVEIRA, J. L. de; DOMINGUES, S. G. S. Mercado de abacaxi no Município de Porto Seguro (BA). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
19. | | DONATO, G. N.; GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; SOUZA, F. V. D.; SOUZA, E. H. de; SANTOS, O. N. S.; SILVA, M. de J. da. Mercado da bananeira ornamental: atributos relevantes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
20. | | GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; OLIVEIRA, A. M. G.; PEDREIRA, E. M.; OLIVEIRA, J. L. de; SANTOS, K. S. Mercado de mandioca no município de Porto Seguro (BA). In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 2., 2008, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2008. RESUMO_0843. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
| |
Registros recuperados : 21 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
15/12/2009 |
Data da última atualização: |
26/01/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; CARVALHO, J. E. B. de; ALVES, C. V. O. |
Afiliação: |
Mariana Sampaio Silva Guerreiro, FAMAM; Carlos Estevão Leite Cardoso, CNPMF; José Eduardo Borges de Carvalho, CNPMF; Carlos Vítor Oliveira Alves, UFRB. |
Título: |
Frutas selecta Brasil: um estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. MenosA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta B... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Produção Integrada de Frutas; Selecta Brasil. |
Thesagro: |
Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02772naa a2200193 a 4500 001 1656423 005 2010-01-26 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGUERREIRO, M. S. S. 245 $aFrutas selecta Brasil$bum estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). 260 $c2009 520 $aA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. 650 $aMercado 653 $aProdução Integrada de Frutas 653 $aSelecta Brasil 700 1 $aCARDOSO, C. E. L. 700 1 $aCARVALHO, J. E. B. de 700 1 $aALVES, C. V. O. 773 $tIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
|
Nenhum exemplar cadastrado para este documento. |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|