02772naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501080008426000090019252020640020165000120226565300350227765300190231270000220233170000260235370000200237977301790239916564232010-01-26 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aGUERREIRO, M. S. S. aFrutas selecta Brasilbum estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). c2009 aA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. aMercado aProdução Integrada de Frutas aSelecta Brasil1 aCARDOSO, C. E. L.1 aCARVALHO, J. E. B. de1 aALVES, C. V. O. tIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM.