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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
24/07/2008 |
Data da última atualização: |
07/02/2020 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
AMARAL, J. A. B. do; AQUINO, M. de; BAMBINI, M. D.; BASTOS, M. do S. R.; CALEGARIO, F. F.; COHEN, R. S.; COUTINHO, W. M.; CRIPPA, M. E. N.; DANTAS, N. S. S.; FIGUEIREDO, R. A.; FOLEGATTI, M. I. da S.; GALVANI, F.; GUEDES, V. G. F.; HANASHIRO, M. M.; KITAMURA, P. C.; LUCHIARI JUNIOR, A.; MAESTRO, A.; MARION, M. L. P.; MENDES, M. D. L.; MOURAO, E. A. B.; MORICONI, W.; MARTINS NETTO, D. A.; PICCHI, C. M. C.; PINHEIRO, R. R.; REIS, A. E. G. dos; RUMJANEK, N. G.; SITTON, M.; SPADOTTO, C. A.; VIEIRA, J. L. G.; VINHOLIS, M. de M. B.; ZIMMER, L. E.; AFONSO JUNIOR, P. C.; LEITAO, J. S. de S.; SANTOS, G. C. dos. |
Afiliação: |
JOSE AMERICO BORDINI DO AMARAL, CNPAT; MOISES DE AQUINO, CNPSo; MARTHA DELPHINO BAMBINI, CNPTIA; MARIA DO SOCORRO ROCHA BASTOS, CNPAT; FAGONI FAYER CALEGARIO, CNPMA; RICARDO SOARES COHEN, SGE; WIRTON MACEDO COUTINHO, CNPA; MARGARETE ESTEVES NUNES CRIPPA, CNPMA; NILO SERGIO SILVA DANTAS, CPATC; RICARDO ALAMINO FIGUEIREDO, CENARGEN; MARILIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATTI, DPD; FABIO GALVANI, CPAP; VICENTE GALILEU FERREIRA GUEDES, SGE; MARCELO MIKIO HANASHIRO, CNPTIA; PAULO CHOJI KITAMURA, CNPMA; ARIOVALDO LUCHIARI JUNIOR, CNPMA; ADILSON MAESTRO; MIRIAM LUCIA PIMENTEL MARION, CNPMA; MARA DENISE LUCK MENDES, CNPMA; ELESSANDRA APARECIDA BENTO MOURAO, SAPC; WALDEMORE MORICONI, CNPMA; DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; CRISTINA MARIA CIRINO PICCHI, CPPSE; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC; ANTONIO EDUARDO GUIMARAES DOS REIS, SGE; NORMA GOUVEA RUMJANEK, CNPAB; MELISSA SITTON, CNPMA; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, CNPMA; JOB LUCIO GOMES VIEIRA, SGE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; LORIEN ELIANE ZIMMER, CNPSA; PAULO CESAR AFONSO JUNIOR, SAPC; JACQUELINE SILVEIRA DE SA LEITAO, SGE; GERALDO CARDOSO DOS SANTOS, SGE. |
Título: |
ISOEMBRAPA - Perspectivas na busca pela excelência na gestão da Embrapa. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA TECNOLÓGICA, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: resumos. Brasília, DF: ABIPTI, 2008. |
Páginas: |
p. 68-69. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os primeiros resultados deste projeto, oriundos de um diagnóstico inicial, relativo às ações para promoção da melhoria de processos internos, realizado junto às unidades participantes do ISOEMBRAPA. |
Palavras-Chave: |
Embrapa. |
Thesagro: |
Gestão; Gestão do Conhecimento. |
Thesaurus Nal: |
Knowledge. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
17/11/2009 |
Data da última atualização: |
10/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
COLETTI, L. Y.; GUIDONI, C. L.; ARAÚJO, D. R. F.; ALMADA, S. L.; NASSU, R. T.; VERRUMA-BERNARDI, M. R. |
Afiliação: |
LUANA Y. COLETTI, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; CAROLINA L. GUIDONI, UFSCar/ SÃO CARLOS, SP; DIEGO R. F. ARAÚJO, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; SUSAN L. ALMADA, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; MARTA R. VERRUMA-BERNARDI, UFSCar, São Carlos, SP. |
Título: |
Análise sensorial da aparência de cinco tipos de palmitos: com e sem rotulagem. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCar, 8., 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O palmito é considerado uma iguaria tipicamente brasileira e de grande aceitação no mercado, tanto interno quanto externo, sendo que, nos EUA e na Europa, esse compete com produtos como alcachofra e aspargo. É classificado como uma hortaliça não convencional e pode ser extraído de várias espé cies de palmeiras, sendo que a escolha destas depende de fatores como disponibilidade, palatabilidade, cor, formato e rendimento, além da facilidade de extração. No Brasil, antes da década de 60, a extração era feita de forma predatória e concentrava-se no palmito do tipo Juçara, nativo da Mata Atlântica. Como este apresenta um ciclo longo e sua palmeira não perfilha (necessita de replantio) sua presença natural foi quase exterminada. Devido ao aumento da fiscalização por órgãos oficiais impedindo a devastação predatória, ao custo do reflorestamento e ao alto preço do produto no mercado externo, houve um incentivo ao plantio comercial e produção racional de palmito industrializado. Para isso, houve uma busca por gêneros da família Palmae que fornecessem palmito de boa qualidade em curto prazo. As espécies de maior importância sócio-econômica e ambiental são: Juçara, Açaí, Pupunha, Palmeira Real e Babaçu. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a preferência dos palmitos quanto a aparência do produto em salmoura sem e com a rotulagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterizar o perfil do consumidor e em seguida foi realizado os testes de ordenação da preferência (1= desgostei e 5= gostei) quanto à aparência dos palmitos. Para ambos os testes foram utilizados 50 provadores, que ordenaram as amostras da esquerda para a direita conforme a cor e preferência. A interpretação dos dados obtidos nos testes de ordenação de preferência visual foi de acordo com a ABNT (1994). Para os resultados (5 amostras e 50 respostas) constatou-se que, para que haja diferença significativa entre as amostras ao nível de 5% de significância, a diferença entre o somatório de cada par de amostras deve ser igual ou maior que 44. Com o resultado da caracterização do grupo dos provadores, foi possível notar que a forma de consumo ficou em sua maioria no consumo do tipo salada e em recheio de salgados. Já os itens observados que decidiriam a compra de um determinado palmito foram: data de validade, preço e o tipo de palmito seriam os mais importantes. Quanto à preferência dos palmitos sem rotulo, os resultados mostraram a seguinte ordem nos valores dos somatórios: Babaçu (119) < Pupunha (132) < Juçara (154) < Palmeira Real (170) < Açaí (175). Verificou-se, portanto, que houve diferença significativa (p?0,05) entre o Babaçu e os palmitos Palmeira Real e Açaí, porém o não ocorreu diferença na preferência entre as demais. Quanto a preferência dos palmitos com rotulagem em relação a embalagem, verificou-se que as somatórias foram: Babaçu (117) < Palmeira Real (150) < Juçara (153) < Açaí (162) < Pupunha (168) com diferença significativa (p?0,05) entre o Babaçu e os palmitos Açaí e Pupunha. Desta maneira conclui-se que a rotulagem afetou significativamente a escolha do produto, com exceção do Babaçu que obteve resultados inferiores nos dois testes. MenosO palmito é considerado uma iguaria tipicamente brasileira e de grande aceitação no mercado, tanto interno quanto externo, sendo que, nos EUA e na Europa, esse compete com produtos como alcachofra e aspargo. É classificado como uma hortaliça não convencional e pode ser extraído de várias espé cies de palmeiras, sendo que a escolha destas depende de fatores como disponibilidade, palatabilidade, cor, formato e rendimento, além da facilidade de extração. No Brasil, antes da década de 60, a extração era feita de forma predatória e concentrava-se no palmito do tipo Juçara, nativo da Mata Atlântica. Como este apresenta um ciclo longo e sua palmeira não perfilha (necessita de replantio) sua presença natural foi quase exterminada. Devido ao aumento da fiscalização por órgãos oficiais impedindo a devastação predatória, ao custo do reflorestamento e ao alto preço do produto no mercado externo, houve um incentivo ao plantio comercial e produção racional de palmito industrializado. Para isso, houve uma busca por gêneros da família Palmae que fornecessem palmito de boa qualidade em curto prazo. As espécies de maior importância sócio-econômica e ambiental são: Juçara, Açaí, Pupunha, Palmeira Real e Babaçu. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a preferência dos palmitos quanto a aparência do produto em salmoura sem e com a rotulagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterizar o perfil do consumidor e em seguida foi realizado os testes de ordenação da preferência... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial. |
Thesagro: |
Palmito; Qualidade. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE-2010/18813/1/PROCIRTN2009.00225.pdf
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Marc: |
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