|
|
Registros recuperados : 1 | |
1. | | SOUSA, A. E. DUARTE DE; FONSECA, K. S.; GOMES, W. K. DA S.; SILVA, A. P. M. DA; SILVA, E. de O.; PUSCHMANN, R. Control of browning of minimally processed mangoes subjected to ultraviolet radiation pulses. Journal of Food Science and Technology, v. 54, n. 1, p. 253-259, 2017. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
Registros recuperados : 1 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Suínos e Aves. |
Data corrente: |
25/09/2012 |
Data da última atualização: |
25/09/2012 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
LUDTKE, C. B.; DALLA COSTA, O. A.; ROÇA, R. de O.; SILVEIRA, E. T. F.; ATHAYDE, N. B.; ARAÚJO, A. P. de; MELLO JÚNIOR, A. de; AZAMBUJA, N. C. de. |
Afiliação: |
CHARLI BEATRIZ LUDTKE, UNESP; OSMAR ANTONIO DALLA COSTA, CNPSA; ROBERTO DE OLIVEIRA ROÇA, UNESP; EXPEDITO TADEU FACCO SILVEIRA, ITAL; NATÁLIA BORTOLETO ATHAYDE, UNESP; AURÉLIA PEREIRA DE ARAÚJO, UNESP; AMILTON DE MELLO JÚNIOR, UNESP; NATÁLIA CHINELLATO DE AZAMBUJA, ITAL. |
Título: |
Bem-estar animal no manejo pré-abate e a influência na qualidade da carne suína e nos parâmetros fisilógicos do estresse. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Ciência Rural, Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 532-537, 2012. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Projeto: 03.08.06.008. |
Conteúdo: |
Avaliaram-se os efeitos do sistema de embarque/desembarque (S1: veículo 1, carroceria com piso móvel e uso de prancha de manejo para condução dos suínos; S2: veículo 2, carroceria com piso fixo e uso de bastão elétrico para condução dos suínos) e da genética (A, B e C) sobre as características físico-químicas da carne, lesões na pele e parâmetros fisiológicos do estresse. Foram utilizados 120 suínos machos castrados (peso médio de 115kg) provenientes de três granjas divididos em seis grupos (n=20) e submetidos a dois tipos de veículos para o transporte. Para a análise estatística, consideram-se, no modelo de análise da variância, os efeitos de blocos (dias de avaliação), sistema de embarque/desembarque, genética e interação entre as linhagens genéticas e modelos dos veículos dispostos no esquema fatorial (2 modelos de veículos x 3 linhagens genéticas). Os valores médios obtidos para o pH24h (5,60±0,046 e 5,57±0,046), cor*24h(41,52±1,256 e 41,21±1,486), perda por exsudação (4,76±0,391 e 4,86±0,391), capacidade de retenção de água (0,038±0,03 e 0,039±0,003) não demonstraram diferença entre os sistemas de embarque e desembarque (S1 e S2) nas genéticas A, B e C. A incidência de escoriações de pele no pernil, corpo e paleta não diferiram entre os métodos de embarque e desembarque nas genéticas A, B e C. Ambos os sistemas S1 e S2 geraram baixos níveis de estresse e proporcionaram facilidade de manejo nas genéticas avaliadas. |
Palavras-Chave: |
Bem-estar animal; Qualidade da carne. |
Thesagro: |
Embarque; Transporte. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/66703/1/Charli-Osmar-Ciencia-Rural-a6512cr1887.pdf
|
Marc: |
LEADER 02309naa a2200265 a 4500 001 1934432 005 2012-09-25 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLUDTKE, C. B. 245 $aBem-estar animal no manejo pré-abate e a influência na qualidade da carne suína e nos parâmetros fisilógicos do estresse. 260 $c2012 500 $aProjeto: 03.08.06.008. 520 $aAvaliaram-se os efeitos do sistema de embarque/desembarque (S1: veículo 1, carroceria com piso móvel e uso de prancha de manejo para condução dos suínos; S2: veículo 2, carroceria com piso fixo e uso de bastão elétrico para condução dos suínos) e da genética (A, B e C) sobre as características físico-químicas da carne, lesões na pele e parâmetros fisiológicos do estresse. Foram utilizados 120 suínos machos castrados (peso médio de 115kg) provenientes de três granjas divididos em seis grupos (n=20) e submetidos a dois tipos de veículos para o transporte. Para a análise estatística, consideram-se, no modelo de análise da variância, os efeitos de blocos (dias de avaliação), sistema de embarque/desembarque, genética e interação entre as linhagens genéticas e modelos dos veículos dispostos no esquema fatorial (2 modelos de veículos x 3 linhagens genéticas). Os valores médios obtidos para o pH24h (5,60±0,046 e 5,57±0,046), cor*24h(41,52±1,256 e 41,21±1,486), perda por exsudação (4,76±0,391 e 4,86±0,391), capacidade de retenção de água (0,038±0,03 e 0,039±0,003) não demonstraram diferença entre os sistemas de embarque e desembarque (S1 e S2) nas genéticas A, B e C. A incidência de escoriações de pele no pernil, corpo e paleta não diferiram entre os métodos de embarque e desembarque nas genéticas A, B e C. Ambos os sistemas S1 e S2 geraram baixos níveis de estresse e proporcionaram facilidade de manejo nas genéticas avaliadas. 650 $aEmbarque 650 $aTransporte 653 $aBem-estar animal 653 $aQualidade da carne 700 1 $aDALLA COSTA, O. A. 700 1 $aROÇA, R. de O. 700 1 $aSILVEIRA, E. T. F. 700 1 $aATHAYDE, N. B. 700 1 $aARAÚJO, A. P. de 700 1 $aMELLO JÚNIOR, A. de 700 1 $aAZAMBUJA, N. C. de 773 $tCiência Rural, Santa Maria$gv. 42, n. 3, p. 532-537, 2012.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Suínos e Aves (CNPSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|