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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Café. |
Data corrente: |
04/03/2016 |
Data da última atualização: |
04/03/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
GUIMARÃES, G. C.; ROSA, S. D. V. F. da; COELHO, L. F. S.; VEIGA, A. D.; CLEMENTE, A. da C. S. |
Afiliação: |
GABRIEL CASTANHEIRA GUIMARÃES, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, SAPC; FILIPE SERAFIM COELHO, UFLA; ADRIANO DELLY VEIGA, UFLA; ALINE DA CONSOLAÇÃO SAMPAIO CLEMENTE, UFLA. |
Título: |
Minimum period to assess the potential of germination of coffee seeds. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of Seed Science, v. 35, n. 3, p. 347-352, 2013. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
In recent research, early stages of coffee seedling development were identified, after radicle protrusion, in which all the essential parts of the seedling can be assessed to demonstrate the potential of seed germination to generate normal plants. Thus, the objective of this research was to develop studies to reduce the time on the germination test. Ten seed lots of coffee were assessed through the germination test, every two days, from the tenth day of sowing, according to the morphological criteria of the seedlings. The data were compared to the standard germination test and analyzed by means of regression analysis and segmented nonlinear regression and planteau response model. It was concluded that the assessment of coffee seedlings at 16 days, in stage S1, provides the similar result of the pattern germination test, allowing a significant reduction of time in order to demonstrate the germination of the seed lots; the seedling assessment coffee in stage S2 does not have reduction of the time for assessing the coffee germination, in relation to the pattern. |
Palavras-Chave: |
Germination test; Modelo de resposta em platô; Regressão não linear segmentada; Response plateau model; Segmented nonlinear regression; Teste de germinação; Threshold. |
Thesagro: |
Coffea Arábica. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/140695/1/Minimum-period-to-assess.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Café (CNPCa) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
17/11/2009 |
Data da última atualização: |
10/05/2016 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
COLETTI, L. Y.; GUIDONI, C. L.; ARAÚJO, D. R. F.; ALMADA, S. L.; NASSU, R. T.; VERRUMA-BERNARDI, M. R. |
Afiliação: |
LUANA Y. COLETTI, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; CAROLINA L. GUIDONI, UFSCar/ SÃO CARLOS, SP; DIEGO R. F. ARAÚJO, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; SUSAN L. ALMADA, UFSCar/SÃO CARLOS, SP; RENATA TIEKO NASSU, CPPSE; MARTA R. VERRUMA-BERNARDI, UFSCar, São Carlos, SP. |
Título: |
Análise sensorial da aparência de cinco tipos de palmitos: com e sem rotulagem. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCar, 8., 2009, São Carlos, SP. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O palmito é considerado uma iguaria tipicamente brasileira e de grande aceitação no mercado, tanto interno quanto externo, sendo que, nos EUA e na Europa, esse compete com produtos como alcachofra e aspargo. É classificado como uma hortaliça não convencional e pode ser extraído de várias espé cies de palmeiras, sendo que a escolha destas depende de fatores como disponibilidade, palatabilidade, cor, formato e rendimento, além da facilidade de extração. No Brasil, antes da década de 60, a extração era feita de forma predatória e concentrava-se no palmito do tipo Juçara, nativo da Mata Atlântica. Como este apresenta um ciclo longo e sua palmeira não perfilha (necessita de replantio) sua presença natural foi quase exterminada. Devido ao aumento da fiscalização por órgãos oficiais impedindo a devastação predatória, ao custo do reflorestamento e ao alto preço do produto no mercado externo, houve um incentivo ao plantio comercial e produção racional de palmito industrializado. Para isso, houve uma busca por gêneros da família Palmae que fornecessem palmito de boa qualidade em curto prazo. As espécies de maior importância sócio-econômica e ambiental são: Juçara, Açaí, Pupunha, Palmeira Real e Babaçu. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a preferência dos palmitos quanto a aparência do produto em salmoura sem e com a rotulagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterizar o perfil do consumidor e em seguida foi realizado os testes de ordenação da preferência (1= desgostei e 5= gostei) quanto à aparência dos palmitos. Para ambos os testes foram utilizados 50 provadores, que ordenaram as amostras da esquerda para a direita conforme a cor e preferência. A interpretação dos dados obtidos nos testes de ordenação de preferência visual foi de acordo com a ABNT (1994). Para os resultados (5 amostras e 50 respostas) constatou-se que, para que haja diferença significativa entre as amostras ao nível de 5% de significância, a diferença entre o somatório de cada par de amostras deve ser igual ou maior que 44. Com o resultado da caracterização do grupo dos provadores, foi possível notar que a forma de consumo ficou em sua maioria no consumo do tipo salada e em recheio de salgados. Já os itens observados que decidiriam a compra de um determinado palmito foram: data de validade, preço e o tipo de palmito seriam os mais importantes. Quanto à preferência dos palmitos sem rotulo, os resultados mostraram a seguinte ordem nos valores dos somatórios: Babaçu (119) < Pupunha (132) < Juçara (154) < Palmeira Real (170) < Açaí (175). Verificou-se, portanto, que houve diferença significativa (p?0,05) entre o Babaçu e os palmitos Palmeira Real e Açaí, porém o não ocorreu diferença na preferência entre as demais. Quanto a preferência dos palmitos com rotulagem em relação a embalagem, verificou-se que as somatórias foram: Babaçu (117) < Palmeira Real (150) < Juçara (153) < Açaí (162) < Pupunha (168) com diferença significativa (p?0,05) entre o Babaçu e os palmitos Açaí e Pupunha. Desta maneira conclui-se que a rotulagem afetou significativamente a escolha do produto, com exceção do Babaçu que obteve resultados inferiores nos dois testes. MenosO palmito é considerado uma iguaria tipicamente brasileira e de grande aceitação no mercado, tanto interno quanto externo, sendo que, nos EUA e na Europa, esse compete com produtos como alcachofra e aspargo. É classificado como uma hortaliça não convencional e pode ser extraído de várias espé cies de palmeiras, sendo que a escolha destas depende de fatores como disponibilidade, palatabilidade, cor, formato e rendimento, além da facilidade de extração. No Brasil, antes da década de 60, a extração era feita de forma predatória e concentrava-se no palmito do tipo Juçara, nativo da Mata Atlântica. Como este apresenta um ciclo longo e sua palmeira não perfilha (necessita de replantio) sua presença natural foi quase exterminada. Devido ao aumento da fiscalização por órgãos oficiais impedindo a devastação predatória, ao custo do reflorestamento e ao alto preço do produto no mercado externo, houve um incentivo ao plantio comercial e produção racional de palmito industrializado. Para isso, houve uma busca por gêneros da família Palmae que fornecessem palmito de boa qualidade em curto prazo. As espécies de maior importância sócio-econômica e ambiental são: Juçara, Açaí, Pupunha, Palmeira Real e Babaçu. Portanto, o objetivo desse trabalho foi avaliar a preferência dos palmitos quanto a aparência do produto em salmoura sem e com a rotulagem. Inicialmente foi aplicado um questionário para caracterizar o perfil do consumidor e em seguida foi realizado os testes de ordenação da preferência... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial. |
Thesagro: |
Palmito; Qualidade. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE-2010/18813/1/PROCIRTN2009.00225.pdf
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Marc: |
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