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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  21/08/2018
Data da última atualização:  22/11/2018
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  SIQUEIRA, A. P. da S.; MARTORANO, L. G.; MORAES, J. R. da S. C. de; SIQUEIRA, T. T. da S.; SILVA, T. M. G. da; GROSSI-MILANI, R.
Afiliação:  Ana Paula da Silva Siqueira, Mestranda UNICESUMAR; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, Doutorando Unesp; Tiago Teixeira da Silva Siqueira, INRA; Tânia Maria Gomes da Silva, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI; Rute Grossi-Milani, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI.
Título:  Irrigapote: aprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável.
Ano de publicação:  2018
Fonte/Imprenta:  Educação Ambiental em Ação, ano 17, n. 64, jun./ago. 2018.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Soluções tecnológicas de fácil aplicação e com baixo custo podem ser utilizadas por agricultores para garantir a oferta de água para plantas em sistemas agrícolas. Ações voltadas à educação agroambiental envolvendo a sociedade local, ajudam a elucidar e implantar processos e metodologias inovadoras. Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta de aprendizagem coletiva a agricultores de base familiar. Duas principais etapas caracterizaram o processo de aprendizagem coletiva: (1) Palestras técnicas e rodas de conversas para discutir sobre a tecnologia; (2) Demonstração a campo da tecnologia IrrigaPote. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná. A aprendizagem coletiva sensibilizou-os na adoção da tecnologia como estratégia sustentável tanto por viabilizar a reposição hídrica ao solo em períodos secos, quanto pela garantia da oferta de alimento pela agricultura familiar. Conclui-se que a iniciativa em compartilhar os conhecimentos sobre a tecnologia IrrigaPote motivou os produtores a adotarem este comportamento próambiental que contribui para a transformação sociocultural quanto ao uso dos recursos hídricos na agricultura de base familiar.
Palavras-Chave:  Comportamento próambiental; Indicador de sustentabilidade; Reposição hídrica; Tecnologia social.
Thesagro:  Segurança Alimentar; Tecnologia; Tecnologia Agrícola.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181711/1/artigo-003229.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
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CPATU55355 - 1UPCAP - DD
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1.Imagem marcado/desmarcadoSIQUEIRA, A. P. da S.; MARTORANO, L. G.; MORAES, J. R. da S. C. de; SIQUEIRA, T. T. da S.; SILVA, T. M. G. da; GROSSI-MILANI, R. Irrigapote: aprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável. Educação Ambiental em Ação, ano 17, n. 64, jun./ago. 2018.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 1
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental.
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