|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
30/08/2017 |
Data da última atualização: |
30/08/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
RAMOS, M. Y.; VELHO, L. |
Afiliação: |
MILENA YUMI RAMOS, SGI; LEA VELHO, Professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. |
Título: |
Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: DOCTORAL EDUCATION IN BRAZIL: THE WEARINESS OF THE CURRENT MODEL IN FACE OF THE CHALLENGES POSED BY THE EMERGENCE OF THE GLOBAL SYSTEM OF SCIENCE. |
Conteúdo: |
Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional. |
Palavras-Chave: |
Avaliação dos programas de pós-graduação; Capes; Colaboração científica; Doctorate students; Graduate programs evaluation; International research networks; Redes internacionais de pesquisa; Scientific collaboration. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/163240/1/Formacao-de-doutores-no-Brasil.pdf
|
Marc: |
LEADER 01625naa a2200241 a 4500 001 2074704 005 2017-08-30 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRAMOS, M. Y. 245 $aFormação de doutores no Brasil$bo esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.$h[electronic resource] 260 $c2013 500 $aTítulo em inglês: DOCTORAL EDUCATION IN BRAZIL: THE WEARINESS OF THE CURRENT MODEL IN FACE OF THE CHALLENGES POSED BY THE EMERGENCE OF THE GLOBAL SYSTEM OF SCIENCE. 520 $aEste artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional. 653 $aAvaliação dos programas de pós-graduação 653 $aCapes 653 $aColaboração científica 653 $aDoctorate students 653 $aGraduate programs evaluation 653 $aInternational research networks 653 $aRedes internacionais de pesquisa 653 $aScientific collaboration 700 1 $aVELHO, L. 773 $tAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP$gv. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|