01625naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000170006024501710007726000090024850001710025752005800042865300500100865300100105865300300106865300230109865300330112165300360115465300370119065300290122770000140125677301130127020747042017-08-30 2013 bl uuuu u00u1 u #d1 aRAMOS, M. Y. aFormação de doutores no Brasilbo esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência.h[electronic resource] c2013 aTítulo em inglês: DOCTORAL EDUCATION IN BRAZIL: THE WEARINESS OF THE CURRENT MODEL IN FACE OF THE CHALLENGES POSED BY THE EMERGENCE OF THE GLOBAL SYSTEM OF SCIENCE. aEste artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional. aAvaliação dos programas de pós-graduação aCapes aColaboração científica aDoctorate students aGraduate programs evaluation aInternational research networks aRedes internacionais de pesquisa aScientific collaboration1 aVELHO, L. tAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SPgv. 18, n. 1, p. 219-246, mar. 2013