Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Data corrente:  14/02/2017
Data da última atualização:  13/03/2017
Tipo da produção científica:  Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento
Autoria:  DELIZA, R.; OLIVEIRA, D. C. R. de; ROSENTHAL, A.; WALTER, E. H. M.; GIMÉNEZ, A.; ARES, G.
Afiliação:  ROSIRES DELIZA, CTAA; Denize Cristine Rodrigues de Oliveira, UFRJ; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; EDUARDO HENRIQUE MIRANDA WALTER, CTAA; Anna Giménez, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai; Gastón Ares, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai.
Título:  Eye-tracking e associação de palavras para avaliar a atenção do consumidor em relação à rotulagem de alimentos funcionais.
Ano de publicação:  2016
Fonte/Imprenta:  Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
Páginas:  15 p.
Série:  (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25).
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo deste estudo foi investigar a atenção dos consumidores para os rótulos dos alimentos funcionais através da investigação do movimento dos olhos, utilizando o leite com probiótico como estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados quatro rótulos considerando dois tipos de produtos (leite convencional vs. leite com probiótico) e dois fundos de rótulos (Fundo A: para provocar associações relacionadas com o leite e a natureza e Fundo B: para gerar expectativa de benefícios à saúde e bem-estar). Sessenta consumidores foram convidados a observar os rótulos dos alimentos como se estivessem no supermercado, enquanto seus movimentos oculares foram gravados usando o equipamento eyetracker, e solicitados a completar uma tarefa de associação de palavras. De acordo com os resultados do estudo, verifica-se que as informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. As áreas dos rótulos com a maior captura de atenção são: marca, informação nutricional, denominação de venda e a recomendação sobre o consumo de produtos para segmentos específicos de consumidores. As alegações de saúde não são completamente processadas, provavelmente devido à alta densidade de informação desta área.
Palavras-Chave:  Associação de palavras; Atenção visual; Consumer research; Pesquisa com consumidor; Probiotic; Probiótico; Propriedade sensorial; Rótulo; Visual attention; Word association.
Thesagro:  Embalagem; Tecnologia de Alimento.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/157171/1/BPD-25-eye-tracking.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CTAA13576 - 1UMTFL - DDBPE 0025
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoDELIZA, R.; OLIVEIRA, D. C. R. de; ROSENTHAL, A.; WALTER, E. H. M.; GIMÉNEZ, A.; ARES, G. Eye-tracking e associação de palavras para avaliar a atenção do consumidor em relação à rotulagem de alimentos funcionais. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. 15 p. (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25).
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional