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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
14/02/2017 |
Data da última atualização: |
13/03/2017 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
DELIZA, R.; OLIVEIRA, D. C. R. de; ROSENTHAL, A.; WALTER, E. H. M.; GIMÉNEZ, A.; ARES, G. |
Afiliação: |
ROSIRES DELIZA, CTAA; Denize Cristine Rodrigues de Oliveira, UFRJ; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; EDUARDO HENRIQUE MIRANDA WALTER, CTAA; Anna Giménez, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai; Gastón Ares, Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai. |
Título: |
Eye-tracking e associação de palavras para avaliar a atenção do consumidor em relação à rotulagem de alimentos funcionais. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. |
Páginas: |
15 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste estudo foi investigar a atenção dos consumidores para os rótulos dos alimentos funcionais através da investigação do movimento dos olhos, utilizando o leite com probiótico como estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados quatro rótulos considerando dois tipos de produtos (leite convencional vs. leite com probiótico) e dois fundos de rótulos (Fundo A: para provocar associações relacionadas com o leite e a natureza e Fundo B: para gerar expectativa de benefícios à saúde e bem-estar). Sessenta consumidores foram convidados a observar os rótulos dos alimentos como se estivessem no supermercado, enquanto seus movimentos oculares foram gravados usando o equipamento eyetracker, e solicitados a completar uma tarefa de associação de palavras. De acordo com os resultados do estudo, verifica-se que as informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. As áreas dos rótulos com a maior captura de atenção são: marca, informação nutricional, denominação de venda e a recomendação sobre o consumo de produtos para segmentos específicos de consumidores. As alegações de saúde não são completamente processadas, provavelmente devido à alta densidade de informação desta área. |
Palavras-Chave: |
Associação de palavras; Atenção visual; Consumer research; Pesquisa com consumidor; Probiotic; Probiótico; Propriedade sensorial; Rótulo; Visual attention; Word association. |
Thesagro: |
Embalagem; Tecnologia de Alimento. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/157171/1/BPD-25-eye-tracking.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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