02428nam a2200337 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024501570007526000620023230000100029449000860030452013540039065000140174465000270175865300290178565300210181465300220183565300280185765300140188565300160189965300260191565300120194165300210195365300210197470000260199570000180202170000210203970000170206070000130207720640812017-03-13 2016 bl uuuu u0uu1 u #d1 aDELIZA, R. aEye-tracking e associação de palavras para avaliar a atenção do consumidor em relação à rotulagem de alimentos funcionais.h[electronic resource] aRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentosc2016 a15 p. a(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 25). aO objetivo deste estudo foi investigar a atenção dos consumidores para os rótulos dos alimentos funcionais através da investigação do movimento dos olhos, utilizando o leite com probiótico como estudo de caso. Para o desenvolvimento da pesquisa foram elaborados quatro rótulos considerando dois tipos de produtos (leite convencional vs. leite com probiótico) e dois fundos de rótulos (Fundo A: para provocar associações relacionadas com o leite e a natureza e Fundo B: para gerar expectativa de benefícios à saúde e bem-estar). Sessenta consumidores foram convidados a observar os rótulos dos alimentos como se estivessem no supermercado, enquanto seus movimentos oculares foram gravados usando o equipamento eyetracker, e solicitados a completar uma tarefa de associação de palavras. De acordo com os resultados do estudo, verifica-se que as informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. As áreas dos rótulos com a maior captura de atenção são: marca, informação nutricional, denominação de venda e a recomendação sobre o consumo de produtos para segmentos específicos de consumidores. As alegações de saúde não são completamente processadas, provavelmente devido à alta densidade de informação desta área. aEmbalagem aTecnologia de Alimento aAssociação de palavras aAtenção visual aConsumer research aPesquisa com consumidor aProbiotic aProbiótico aPropriedade sensorial aRótulo aVisual attention aWord association1 aOLIVEIRA, D. C. R. de1 aROSENTHAL, A.1 aWALTER, E. H. M.1 aGIMÉNEZ, A.1 aARES, G.